Nesta sexta-feira, 30, circulou pelas redes sociais uma imagem onde mostra a nomeação de 10 pessoas pelo o vereador Júnior Brasão (PSB). O suposto documento expõe que em “Em uso de suas atribuições”, o parlamentar teria nomeado em caráter de excepcional e de interesse público, 10 pessoas para os cargos de de Auxiliar de Serviços Gerais, Infraestrutura e Serviços públicos, na Secretaria Municipal da Capital, o que é inverídico.

Surpreendido pela então “nomeação” falsa, o parlamentar registrou um Boletim de Ocorrência. A denúncia foi feita na 2° Delegacia Especializada de Repressão Às Infrações, em Palmas.

 

Depoimento

De acordo com o Boletim de Ocorrência, em seu depoimento, o vereador diz não ter conhecimento dos fatos que circulavam.
“O fato é que não tenho vínculo algum com tais indicações e nem mesmo conheço essas pessoas, as quais estão sendo ligadas ao meu nome. Desta forma, se tratando assim de falácias, essas notícias estão sendo publicadas, e compartilhadas, pela pessoa de nome Edios, o qual está usando o número de telefone (63) 98497-0467, para disseminar, em vários meios sociais tais inverdades”, afirmou Brasão em seu depoimento.

Subtenentes se reúnem com o comando do  CBMTO e tratam de Curso de habilitação de Oficiais

Denúncia

O ato foi registrado como calúnia e difamação em Boletim de Ocorrência. “ Sou vereador de Palmas, Capital do Tocantins, e a notícia que circula é que usei meu cargo de vereador para influenciar em indicações de emprego, nos quadros da Prefeitura de Palmas, publicadas no Diário Oficial da mesma, na data do dia 29 de abril do ano corrente, desta forma sendo noticiado que várias daquelas pessoas teriam sido indicadas pelo gabinete do Vereador Junior Brasão”, diz o documento.

 

 

Recentemente, o vereador Joatan de Jesus (CIDADANIA), foi vítima de acusações falsas, onde viu seu nome circular nas redes sociais com a informação de que seu irmão teria tomado a vacina contra a Covid-19, de forma antecipada porque seria irmão de vereador. Mas o que ocorreu foi que ele trabalhava como agente de endemias em Palmas, lotado no Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), e por isso foi imunizado pois, assim como ele, todos os servidores do CCZ pertencem ao grupo prioritário de vacinação na Capital.

Diante das fakes news, Joatan falou repudiar essas atitudes e que muitas informações que são realmente inverídicas, circulam por aí.

Combate a fake news

Apesar desta fake news circular em algumas plataformas, o MV Notícias te entrega com profissionalismo a verdade.
Com um efeito devastador, as Notícias Falsas/Fake News são uma arma de influência poderosa sobre as instituições e os regimes democráticos à medida que distorcem a realidade e interferem no debate público. Por isso, antes de compartilhar, ou dar mérito à determinada matéria, verifique sua veracidade, as mensagens manipuladas podem fazer com que você acredite se tratar de informações fidedignas.

Diga não para as plataformas e redes sociais que distorcem o jornalismo de verdade. Jornalismo é ética, é sério, é profissional, tudo que foge disso não pode ganhar a sua credibilidade!

Rolf Vidal recebe presidente do Sisepe para tratar de demandas da categoria