Em Sessão Solene alusiva ao Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), organizada pela Câmara Municipal de Palmas, com o objetivo de difundir os avanços para as pessoas com deficiência, além de prestar honrarias, o Vereador Eudes Assis (PSDB) prestou homenagem a Débora Guedes Leandro de Jesus.

A homenageada é professora de Libras, mestre em educação pela UFT, com pesquisa na área de Educação de Surdos e atualmente trabalha na formação de professores da Rede Estadual de Educação, na Diretoria Regional de Ensino de Palmas e ministra a disciplina de Libras na Faculdade CEULP/ULBRA.

Débora agradeceu ao Vereador Eudes Assis e sua Esposa Leide Assis pela homenagem e pela visão inclusiva dizendo que “é necessário esse olhar diferenciado de valorizar a cultura surda e a Libras aqui no âmbito municipal. É muito importante essa valorização, porque nós precisamos trabalhar para difundir, para divulgar o uso da Libras na nossa comunidade, porque é essa difusão que vai ajudar a diminuir a discriminação da pessoa com deficiência”, pontuou.

Durante seu discurso na Tribuna da Casa de Leis, Débora falou sobre a importância da Solenidade para a comunidade surda, pois reforça a capacidade e a necessidade de inserção na sociedade através da Língua Brasileira de Sinais.

“Hoje é uma satisfação estar aqui e fazer menção ao meu processo e a toda minha história junto a comunidade surda e lembrarmos todas as conquistas que a Língua de Sinais vivenciou nesses 21 anos. Ver todo esse desenvolvimento, todas as conquistas, é muito gratificante, porque a gente visualiza todo dia a capacidade que os surdos têm, e a capacidade de se desenvolver, de se inserir na sociedade, isso é muito importante, a língua de sinais está aí para oportunizar aos outros, por isso que é necessário a gente motivar cada vez mais e ter grandes representantes como vocês para nos oportunizar tudo isso”.

A homenagem tem como referência o dia 24 de abril, data em que se celebra o Dia Nacional da Libras e data de quando foi publicada a Lei que dispõe sobre a comunicação em sinais, no ano de 2002.

O Vereador Eudes Assis ausente na solenidade por estar participando da XXII Marcha dos legislativos Municipais em Brasília-DF, foi representado pelo seu Chefe de Gabinete, Tacyo Acioli, que entregou a honraria a Débora Guedes.

Em entrevista ao portal, Eudes lamentou a ausência e pontuou que é um momento oportuno para lutar para que haja mais intérpretes de Libras e mais Língua de Sinais em diferentes espaços da sociedade Palmense.