O Concurso da Guarda Metropolitana de Palmas, que já enfrentou desafios e polêmicas em sua trajetória, está novamente na mira da Justiça. Dessa vez, a reta final do processo seletivo é marcada por dificuldades enfrentadas pelos candidatos aprovados, que encontram entraves na obtenção dos resultados toxicológicos necessários para a conclusão das etapas do certame.

O problema reside na entrega desses exames por parte das clínicas particulares, que, além de enfrentarem demanda elevada, são escassas na oferta desse serviço específico. Candidatos têm relatado a demora na obtenção dos resultados, o que coloca em risco a participação deles nas etapas subsequentes do concurso.

Advogado Indiano orienta arovados no concurso da Guarda de Palmas. Foto: Internet

O Advogado Indiano Soares, especializado em Direito Administrativo, destaca que os candidatos prejudicados devem buscar o amparo do poder judiciário. Para Soares, é inadmissível que um ato administrativo exclua um candidato das próximas etapas do concurso público, especialmente quando o atraso na entrega de um dos exames médicos é decorrente de culpa de terceiros, considerando a aprovação do candidato nas fases anteriores e o resultado satisfatório do exame.

Outro especialista ouvido, o Dr. Vinicius Arruda, advogado especializado em Concursos Públicos, sugere medidas imediatas para os candidatos afetados. Ele destaca a importância de registrar um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil e procurar um advogado para ingressar com uma Ação Judicial visando garantir a participação justa e igualitária dos candidatos no concurso.