Cacau Ferreira/Estado do Tocantins

A Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO) divulgou no início desta semana um balanço positivo de redução nos dados de criminalidade em todo o Estado, no fim do mês de agosto e início de setembro. No início deste mês, nenhum homicídio foi registrado em Palmas.

Com o intuito de reduzir os índices de criminalidade, o novo comando da PM iniciou sua gestão fortalecendo a presença ostensiva da Polícia Militar do Tocantins nas ruas, por meio de ações e operações de policiamento por todo o Estado.

Marco importante foi a presença efetiva de policiais militares em todos os 139 municípios tocantinenses durante a Operação Independência, que teve início no dia 7 de setembro e se estenderá por todo o mês. Tal feito foi possível através do emprego em Estágio Supervisionado do Curso de Formação de Praças (CFP).

O comandante-geral da PMTO, Coronel PM Marcio Antônio Barbosa de Mendonça falou sobre os resultados nestas primeiras semanas de gestão. “Temos buscado intensificar as ações de policiamento por todo o Estado, com o empenho do nosso efetivo. Desta forma já é possível ver uma redução considerável nesses índices, que é o nosso termômetro. Fico muito feliz de ver esses resultados positivos nestas primeiras semanas, o que demonstra que estamos no caminho certo. Com certeza iremos fazer muito mais pela segurança do povo tocantinense”, reforçou.

Operação Palmas Segura

Está em curso a Operação Palmas Segura, que conta com policiamento ostensivo e abordagens no intuito de combater a crescente criminalidade na Capital.

Como resultado das ações integradas das unidades operacionais da Polícia Militar, houve uma relevante redução dos crimes contra à vida na modalidade de tentativa de homicídio e homicídio consumado, em toda a cidade de Palmas. No início de agosto foram sete tentativas e 19 homicídios consumados, já nas últimas semanas de agosto e início de setembro houveram duas tentativas de homicídio na região sul de Palmas e o número de assassinatos foi reduzido a zero no Plano Diretor da Capital.

Segundo o comandante Barbosa a Polícia Militar do Tocantins alcança resultados positivos não só pela redução dos homicídios, mas, sobretudo pela aproximação de seus agentes com a comunidade, proporcionando um policiamento pautado pela legalidade e segurança da população.

Operação Independência 2022

A Operação Independência 2022, que ocorreu entre os dias 7 e 11 de setembro de 2022, também teve balanço positivo e foi marcada pela presença de policiamento em todos os 139 municípios do Tocantins, com o emprego em Estágio Supervisionado dos alunos do Curso de Formação de Praças (CFP).

Durante o feriado, foram empregados 2.298 policiais militares, distribuídos por todo o Estado, sendo realizado um total de 2.436 abordagens veiculares e 3.506 abordagens a pessoas, gerando 296 ocorrências registradas, o que ocasionou na prisão de 41 pessoas e apreensão de nove menores. Foram apreendidas um total de 11 armas de fogo, sendo realizado ainda apreensão de drogas, cerca de 720 gramas de substâncias entorpecentes. Nove veículos com restrição de furto e roubo foram recuperados durante a operação.

O policiamento ostensivo ocorreu em pontos estratégicos de concentração de pessoas, entradas e saídas das cidades, áreas comerciais e residenciais, bem como nas rodovias.

Entre festivais, manifestações, desfiles, e diversos tipos de eventos, foram realizadas 96 ações de policiamento.

Operação Hórus/Vigia

Responsável pelo policiamento nas divisas e rodovias do Estado, a Operação Hórus, também chamada de Operação Vigia, que conta com grande empenho da Polícia Militar do Tocantins, registrou recentemente grandes feitos no combate ao tráfico de drogas no Tocantins. Foram apreendidas mais de uma tonelada de maconha prensada e 2,5 mil pés da planta no município de Paranã, no sul do Estado. Mais de 1/2 kg de pasta base de substâncias análogas à cocaína. Seis kg de crack, 17 comprimidos de ecstasy e 25 micropontos de LSD. Também foram apreendidos 20 litros de agrotóxicos que poderiam ser utilizados para confecção de explosivos e seis armas de fogo.

Com essas ações a operação Hórus/Vigia foi responsável por promover grandes prejuízos financeiros ao tráfico de drogas no Estado, mobilizando diversas forças de segurança com ações conjuntas.