Andressa Santos / Polícia Militar

Na noite desta quarta-feira, 7, após dois anos sem realização devido às restrições da pandemia da Covid-19, a Polícia Militar do Tocantins participou do desfile cívico-militar em comemoração ao 7 de Setembro, dia da Independência. O evento aconteceu na avenida NS-02, em Palmas, e marca os 200 anos da independência do Brasil.
Cerca de 350 policiais militares e 400 alunos, participaram do evento, que foi prestigiado pelos representantes do poder executivo do Estado, pelo Comandante-Geral da PMTO, coronel PM Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, pelo Chefe do Estado Maior, coronel PM Cláudio Thomaz Coelho de Souza, pelo Subchefe do Estado Maior da PMTO, coronel Marizon Mendes Marques e pelo Comandante do Policiamento Especializado (CPE), coronel PM Sherlock Luiz de Mesquita, dentre outras autoridades civis e militares.
O desfile a pé firme da PMTO iniciou com a apresentação da banda de música, seguida pelos pelotões compostos por policiais militares femininas, militares do serviço operacional do Comando Geral, pelotão do Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e Divisas (BPMRED), Batalhão de Choque (BPCHOQUE), Batalhão de Operações Especiais (BOPE), e alunos do curso de Formação de praças da Academia de Polícia Militar Tiradentes e do 1° BPM. Alunos dos Colégios Militares de Palmas também desfilaram ao som de suas fanfarras.
Em um momento de grande expectativa, as viaturas do 1° Batalhão da Polícia Militar (BPM), 6° Batalhão de Polícia Militar, Patrulha Maria da Penha, Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e Divisas (BPMRED) Batalhão de Choque (BPCHOQUE), Grupamento Aéreo (GRAER) e Batalhão de Operações Especiais (BOPE), se apresentaram durante o desfile motorizado sob muitos aplausos dos presentes.
Para o Comandante-Geral da PMTO, Coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, esse é o momento de demostrar o civismo e apresentar o orgulho de ser integrante da força de proteção à pátria. “Por uma data tão importante para o país a PM se faz presente, contribuindo assim para a preservação de valores cívicos tão imprescindíveis à soberania do país”.
O desfile de 7 de setembro é um momento histórico de resgate do civismo e amor à pátria e reuniu um público estimado de 15 mil pessoas, que puderam acompanhar a passagem dos pelotões e das fanfarras, que dão o tom ao evento. Cerca de 4.000 militares e civis participaram do momento cívico.
Crédito das fotos: Ademir dos Anjos