O Comandante-Geral da Polícia Militar do Tocantins, Coronel PM Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, recebeu o título de cidadão tocantinense no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, na Capital Palmas, nesta quinta-feira, 29 de fevereiro.

O título foi concedido ao Comandante-Geral da PMTO durante a sessão solene em comemoração aos 35 anos de instalação do Poder Legislativo do Tocantins. A indicação do Coronel Márcio Antônio Barbosa foi realizada pelo Deputado Leo Barbosa. A escolha demonstra o reconhecimento do parlamento ao essencial trabalho da Polícia Militar no estado do Tocantins, chefiada pelo atual Comandante-Geral, em defesa do povo do Tocantins, com exemplar profissionalismo.

O Comandante-Geral declarou-se honrado com o título de cidadão tocantinense. “Essa é uma honraria outorgada principalmente a gloriosa PMTO, não somente pelos serviços prestados, mas pela presença institucional na cultura de paz do estado. Sinto-me muito honrado em poder representá-la neste momento importante do nosso estado. Agradeço ao deputado Léo Barbosa pela homenagem, e pela parceria com a PMTO, no fortalecimento da segurança pública do Tocantins.”

Título de Cidadão Tocantinense

O título de Cidadão Tocantinense é concedido às pessoas que prestam relevantes serviços ao Estado do Tocantins.  O homenageado passa a ser uma pessoa do lugar, mesmo que não tenha nascido ou não resida no local, tornando-se um conterrâneo.

Para receber o título é necessário que a pessoa honrada tenha sido reconhecida, avaliada e aprovada pela Assembleia Legislativa.

Os títulos são entregues durante solenidades especialmente realizadas para esse fim ou individualmente, conforme a necessidade de cada parlamentar tem direito a entrar com um projeto de concessão de título por ano.