Eudes participou da entrega de 123 certificados dos cursos de qualificação ofertados aos trabalhadores em parceria com o Sebrae (TO) realizada durante a reunião com o segmento. Foto: Lia Mara

Na tarde desta segunda-feira, 20, o Vereador Eudes Assis (PSDB), participou de uma grande reunião realizada pela Prefeitura de Palmas no auditório do Centro de Convenções Arnoud Rodrigues com o objetivo de discutir melhorias nas condições de trabalho dos feirantes que atuam nas feiras livres da Capital.

A iniciativa promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), além de discutir ações prioritárias para o segmento, tratou sobre a criação da comissão das feiras de Palmas, com a entrega de 123 certificados dos cursos de qualificação ofertados aos trabalhadores em parceria com o Sebrae (TO).

Também participaram da discussão, o presidente do Conselho de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Palmas (Cidep), Fabiano do Valle, representante do Sebrae (TO), André Aires, e a equipe técnica da pasta.

O Secretário da Sedem, Tom Lyra, destacou que a reunião foi realizada atendendo às recomendações da prefeita Cinthia Ribeiro, e a presença do Vereador Eudes foi de extrema importância para que seja estabelecido o credenciamento de uma comissão que fará interface com o município e reativação da associação dos feirantes.

“Realizamos este primeiro encontro para definir ações prioritárias e melhorias dos espaços de trabalho que garantem o sustento e renda de inúmeras famílias. Então é importante que haja essa voz entre o poder público e a câmara dos Vereadores através do Eudes, Prefeita Cínthia e os feirantes”, pontuou Tom Lyra.

Na oportunidade, foram apresentadas ações de caráter emergencial que serão executadas nos espaços de compras, como, por exemplo, os serviços e adequações na parte estrutural, recadastramento dos feirantes, solicitação de reformas, melhor uso dos espaços para as apresentações artísticas e culturais, dentre outras temáticas. Ficou acordado ainda, entre os presentes, que a gestão municipal irá promover uma reunião por mês com os membros da comissão e novas reuniões semestrais com a ampla participação dos feirantes.

No encontro, foi colocado em pauta também as recomendações do Ministério Público Estadual (MPE) sobre os produtos comercializados nas feiras de origem animal. A discussão foi acerca do uso do Selo Sim nos produtos. Para se adequarem e atenderem às exigências do MPE, os feirantes irão levar alguns apontamentos à Câmara de Vereadores, na busca de solucionar os problemas existentes, para que eles possam trabalhar sem serem prejudicados, de acordo com as normativas legais.