Escrito por Dayana Nascimento

Na tarde desta quarta-feira, 01, a Diretoria da Associação Dos Praças Militares do Estado do Tocantins (APRA-TO) esteve reunida com o Comandante Geral da Polícia Militar, coronel QOPM Jaizon Veras Barbosa, para tratar das demandas da Categoria.

Estiveram presentes na reunião o Comandante Geral da PM Presidente da APRA-TO, João Victor Moreira, Diretor Jurídico, Claylson Carneiro Xavier, Everton Cardoso, Presidente da Federação das Associações de Praças Militares do Estado do Tocantins (FASPRA-TO) e os militares, Sd Gabriel Mascarenha e o 3º Sgt Regis dos Reis Guedes.

Entre as demandas pontuadas junto ao comando geral está o pagamento referente as promoções dos militares concedidas ainda no ano de 2019, possíveis promoções para o dia 21 de abril, para os militares que estão aptos a ascensão na carreira e as mudanças nas legislações que já foram repassadas as associações de forma verbal entre elas o aumento e ampliação dos beneficiados como o Auxílio Alimentação, e o fim do curso de formação de Cabos, sendo assim ao ingresso na Polícia o Militar, o aluno faria o Curso de Formação de Praças que o habilita a ascender até a graduação de Cabo.

O coronel Jaizon afirmou que tem buscado junto ao Governo do Estado a efetivação pagamento das promoções concedidas o ano passado o mais rápido possível e quanto as possíveis promoções do dia 21 de abril de 2020 já está preparando todos os Atos que antecede as promoções. Sobre as mudanças na legislação o comandante pontuou que está faltando despachar alguns detalhes com o governador para encaminhamento das matérias para Assembleia Legislativa.

O comandante pontuou ainda que entre as mudanças propostas pelo comando da PM e BM está o CHOA ser feito somente por subtenente; alteração na questão da pontuação para promoção por critério de merecimento, criando critérios mais objetivos e que valorize o pessoal operacional ; a Criação do Soldado de 2ª classe ganhando 80% do Soldado de 1ª classe entre outras situações.

Para João Victor Moreira, a reunião foi muito proveitosa, “vimos que o comandante está empenhado quanto ao pagamento das promoções que foram realizadas no ano passado e temos boas expectativas que as mesmas sejam solucionadas o mais breve possível”, destacou o Presidente.

“Conseguimos entender alguns pontos que virão com a mudança na nossa legislação e iremos nos posicionar melhor quando tivermos acesso aos detalhes dos projetos, assim acreditamos que junto com os associados e demais autoridades poderemos chegar em um consenso nas situações que tragam divergências quanto ao direito dos nossos representados” reforçou Claylson Xavier, Diretor Jurídico da APRA-TO.