Na manhã desta quarta-feira, 28, os presidentes da associações militares UNIMIL-TO, APRA-TO e AOMETO se reuniram com o comandante-geral do CBMTO, Cel Peterson Ornelas com o objetivo de buscar avanços na carreira dos bombeiros militares, na oportunidade foi protocolado um ofício em conjunto com demandas da classe.

Nas discussões e no documento, três reivindicações essenciais que visam não somente a valorização e motivação do efetivo, mas também a correção de distorções na progressão da carreira militar. Se Propõe uma redução de 50% no interstício, tanto para praças quanto para oficiais, medida que visa ajustar discrepâncias na progressão de carreira, promovendo justiça e equidade.

A segunda demanda se trata da suspensão da exigência de cursos. Diante das inconsistências na alocação de orçamento e metodologia de aplicação dos cursos, se solicita a suspensão temporária da exigência para promoção, abarcando os militares aptos, nesse ano, seja com interstício completo ou beneficiados pela redução proposta.

Outra demanda solicitada é o remanejamento de Vagas no QOD, visando assegurar recursos humanos suficientes e bem distribuídos, com a proposta incluindo um aumento de 80 vagas para a graduação de Subtenente, totalizando 160 vagas, além da criação de vagas para oficiais especialistas e administrativos do CBMTO.

O comandante-geral, Cel BM Peterson Ornelas, reconheceu a importância pontual da reivindicações e destacou que demandas semelhantes têm sido trazidas diretamente pelos militares. Ele ainda informou que o comando-geral e o staff estão empenhados em atender as necessidades da tropa e da instituição, da melhor forma possível.

Disse ainda que irá solicitar a análise do impacto da redução do interstício em 50% para praças e oficiais, bem como, a questão do remanejamento de vagas, enfatizando que as limitações atuais são principalmente orçamentárias.

O Comandante se comprometeu a compartilhar o estudo detalhado dos impactos com os representantes das associações, visando unir esforços na busca por recursos junto ao governo do Estado, deputados e outras autoridades.

“O encontro visa um esforço para superar as barreiras orçamentárias e avançar o máximo possível nas solicitações apresentadas, refletindo um diálogo aberto e construtivo entre as associações militares e o comando-geral do CBMTO”, ressaltou o presidente da UNIMIL-TO, João Victor Moreira.