Uma investigação foi aberta pela Promotoria de Justiça de Paraíso do Tocantins, na região central do estado, para apurar irregularidades no lixão da cidade. Um dos problemas é o descarte irregular de animais mortos. Após ser notificado, o município terá até 10 dias para responder aos questionamentos.

A investigação começou após moradores denunciarem que pelo menos 11 cães mortos foram jogados no local na semana passada. Na época, formulários utilizados pela vigilância sanitária do município e luvas também foram encontradas no local.

Além de investigar o descarte irregular dos animais mortos, a promotoria também pediu informações sobre as medidas que estão sendo adotadas para a implantação do aterro sanitário do município.

Uma vistoria e parecer técnico sobre as condições do lixão foram solicitados ao Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente e Urbanismo (Caoma). Ainda de acordo com o MPE, o município pode ser responsabilizado civil e penalmente pelos problemas.

Pelo menos 11 cachorros mortos foram descartados no lixão de Paraíso do Tocantins, na região central do estado, em dois dias. A denúncia foi feita por moradores que passaram pelo local e tiraram fotos dos restos dos animais.

A Prefeitura de Paraíso do Tocantins informou naquela vez que sofre com a falta de um aterro sanitário devido os recursos destinados ao investimento não terem sido aplicados corretamente no passado. Afirmou ainda que está em trâmites a assinatura de um Plano de Resíduos Sólidos, que deve ter início no mês de setembro.

O município disse que “lamenta a crueldade e está encaminhando o caso às autoridades policiais, para que se investigue o caso.