Com mais de 10 mil atendimentos registrados nos últimos 2 anos, sendo 7.179 atendimentos realizados em 2022 e de 3.165 atendimentos e procedimentos de saúde registrados no ano de 2021, durante um período em que ainda o Estado do Tocantins e o Brasil estavam enfrentando a Pandemia da COVID-19.

Quando comparados os anos de 2022 e o ano de 2021, obteu-se um aumento superior a 226% nos totais de atendimentos e procedimentos de saúde realizados pelo núcleo no último ano.

Com uma equipe de 10 profissionais da Saúde e 02 auxiliares que compõem o Núcleo Gurupi da Diretoria de Saúde e Promoção Social, além de diversos estagiários que completam suas formações e contribuem com os atendimentos realizados em Gurupi, nas especialidades médicas que realizaram 1.887 atendimentos, odontológicas com 1.011, atendimentos de Fisioterapia com 1.138, de Psicologia totalizaram 874, de serviço Social 254 e de Enfermagem em Geral uma soma superior 2.015 atendimentos concluídos com sucesso. No início do ano, foram acolhidas duas novas profissionais, Técnicas em Enfermagem, do Quadro de Profissionais da Saúde da PM(QPS), que são Soldados formados na turma do CFP 2022.

O Núcleo Sul da DSPS, instalado no 4° BPM atende aproximadamente 1.000 famílias de militares da Ativa e da Reserva da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de todas as cidades da Região Sul e Sudeste do Estado. Essa soma de atendimentos evidência a importância do serviço de saúde para as corporações e as famílias dos Militares que possuem entre titulares e dependentes, cerca de 4.000 pessoas de todas as idades, que são atendidos desde atendimento especializado de Odontopedriatria à assistência social, além das avaliações periódicas anuais dos servidores em atividade.

Um estudo realizado pela Coordenação Regional da Fundação Pro Tocantins(FPT) em Gurupi e baseado em procedimentos e atendimentos de saúde, com valores médios praticados na iniciativa privada, revelou uma economia de mais de 4 milhões de reais para os militares e seus familiares nos últimos dois anos, que recebem os atendimentos de forma gratuita , contínua e de qualidade. Além de uma economia ao Sistema Único de Saúde, pois com a existência desse serviço interno da PM-TO, diminue a sobrecarga no SUS e garante mais saúde e prevenção aos militares e familiares ligados à PM-TO e ao Corpo de Bombeiros Militar.

“Nosso Núcleo de Saúde desenvolve um trabalho de excelência visando sempre a qualidade aos nossos militares e familiares, para todos e em todo tempo. Uma união de esforços da PM-TO, dos servidores da Saude e da Fundação Pro Tocantins que estão sempre à disposição de todos” afirmou o Diretor do Núcleo, Tenente Coronel Paulo Marçal.

“Sentimos muita alegria em revelar esses números aos nossos militares, pois esse serviço existe justamente para atender bem os militares, seus familiares e garantir saúde e promoção social a todos eles”, reforçou o Comandante do 4° BPM, Tenente Coronel Weslley Dias Costa.

Com Assessoria de Comunicação
2° Sargento Jenilson de Cirqueira