A Unidade Operacional iniciou os atendimentos após o governador Wanderlei Barbosa assinar o decreto criando a CIBM, na última terça

Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins

A quarta-feira, 17, entra para a história do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, de Guaraí e demais cidades da região Centro-Norte do estado. A data marca o início definitivo dos trabalhos da 7ª Companhia Independente de Bombeiro Militar, que passa a alcançar cerca de 108 mil moradores em 16 municípios. A instalação da Unidade Operacional é uma ação direta do governador Wanderlei Barbosa, ao ouvir a demanda regional destacando efetivo e investindo em viaturas.

A sede da 7ª Companhia Independente foi construída pela Prefeitura de Guaraí, com investimentos de aproximadamente R$1,2 milhão, além de ter cedido o terreno para a execução do projeto, às margens da Rodovia BR – 153, com a Avenida Bernardo Sayão.

“Toda a corporação também está alegre com este passo. É um ganho que todos nós estamos celebrando, e só temos a agradecer cada parceiro que apoiou a causa e hoje vemos uma estrutura grandiosa, bonita, bem localizada e que muda totalmente o histórico de atendimento para esta parte do Tocantins”, afirmou o coronel Peterson Queiroz de Ornelas, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar.

Desde às 12h desta quarta-feira, bombeiros militares já estão a postos para atender aos chamados. Apenas uma ocorrência de natureza Emergência Clínica foi atendida até às 20h. O motorista de caminhão, de 62 anos de idade, chegou à Unidade Operacional, por volta das 14h, apresentando reação alérgica por medicação, e foi encaminhado pela equipe para o Hospital Regional.

A euforia com a chegada da 7ª CIBM é revelada também pela população. A bancária Euvane Milhomem, que há nove anos residente em Guaraí, revelou que todos os dias passa em frente ao Quartel com os filhos Lucas e Mariana. E na noite desta quarta, não perdeu a oportunidade de entrar na Companhia com as crianças e conhecer as novas instalações.

“Pra gente esta é uma realização. Nossa expectativa era muito grande, pois sempre tivemos essa necessidade. É muito gratificante e estou muito satisfeita e feliz de ter  a Unidade aqui definitivamente. A população agradece e dá as boas-vindas ao Corpo de Bombeiros à nossa cidade”, disse Euvane.

Marcos Lauermann também revelou sua alegria com a chegada do CBMTO. Ele é mototaxista atuante na região há 14 anos. “A chegada dos bombeiros representa muito. É uma maravilha para a cidade e região, pois os bombeiros são preparados, bem eficazes”, comentou.

A jovem Daiane Craveiro da Silva, 20 anos, nascida na cidade, não negou sua satisfação ao passar na frente da Unidade enquanto as viaturas manobravam no estacionamento. “É a melhor coisa que aconteceu por aqui”, afirmou Daiane, que revelou seu desejo de ser bombeira militar. “Vou chegar lá”, relatou ela.

Funcionário de uma loja ao lado da 7ª Companhia, Diego Amaro é outro que nasceu em Guaraí, e vê a chegada da Unidade como um grande projeto. “Era uma grande necessidade nossa e a chegada dos bombeiros é algo muito bom para a região. É excelente”, contou.

As equipes da 7ª CIBM vão atender todas as naturezas de ocorrências, igualmente às demais Unidade Operacionais, a exemplo de atendimento pré-hospitalar, desencarceramento, combate a incêndios urbano e florestal, ações de defesa civil, salvamento aquático, terrestre e em altura, entre outro.

“Ela é uma Unidade completa, com todas as atividades desempenhadas pela corporação e demonstra o crescimento do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins e é um marco para todos nós com mais uma região sendo atendida”, concluiu o tenente-coronel Danúbio Kelly, comandante da Unidade Operacional.

Crédito: Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins