02/12/2020 – Ascom 1º BPM

 

Nesta quarta, 02, a Polícia Militar, através do 1º Batalhão da Capital, realizou a 2ª edição do projeto “Sangue bom”, que visa incentivar os militares, parceiros e comunidade, sobre a importância da doação de sanque. O evento contou com a participação do Comandante do Policiamento da Capital, Coronel Wesley Borges, além da participação de diversos outros órgãos municipais e estaduais, como também Comandante do 1º Batalhão Tenente Coronel João Leyde De Souza.

Nesta edição, o projeto ganhou o apoio de outros órgãos de Segurança Pública que participaram da solenidade e do mutirão de doações, além da Polícia Militar, através do 1º Batalhão, Batalhão de Choque, Quartel do Comando Geral e da Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE), militares do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, Agentes da Superintendência de Trânsito de Palmas, Agentes de Trânsito do Detran, componente do CIOPAER – Centro Integrado de Operações Aéreas do Tocantins, Policiais Penais e comunidade em geral, ao final da solenidade os convidados foram servidos com um café da manhã. O evento contou com a parceria da Fundação Pró-Tocantins.

Em tempos de pandemia, sabemos que o estoque do Hemocentro de Palmas se encontra mais baixo que o normal, a iniciativa veio em um momento oportuno e trouxe parceiros importantes para aumentar ainda mais o número de doadores, o 1º Batalhão se sente honrado em sediar essa ação de tamanha importância e conclama outros órgãos e a comunidade em geral para um grande mutirão de doação de sangue a fim de repor o estoque do nosso Hemocentro, pontuou o Comandante do 1º Batalhão da Capital, Tenente Coronel De Souza.

DOAÇÕES

As doações aconteceram durante todo período da manhã, na sede do 1º Batalhão, através da unidade móvel do Hemoto, sendo contabilizadas 31 doações efetivadas, interessados em realizar doações devem se dirigir ao hemocentro de Palmas na quadra 403 Norte, devido a pandemia, os estoques de sangue da unidade está baixo.

QUEM PODE DOAR

Segundo o Ministério da Saúde, para ser doador é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, além de ter alimentação saudável e estar em bom estado de saúde. O doador precisa comparecer à unidade coletora com documento oficial com foto.

Homens podem fazer até quatro doações anuais com prazo de dois meses. Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com um espaço de quatro meses. Em cada coleta, é retirado um volume de 450 ml de sangue, que é suficiente para ajudar até quatro pessoas.

Para doar sangue, basta procurar as unidades de coleta da cidade.

Hemocentro Coordenador de Palmas
Endereço: 301 norte, conjunto 02, LT 01
Horário de atendimento: 07h às 18h
Telefones: 3218-3294/3232

Unidade de Coleta ao anexo do HGP
Endereço: 201 Sul, NS01, Conjunto 02, LT 01 – Palmas – TO
Horário de atendimento: 07h às 18h
Telefones: 3218-7340

Revisão: Lara Tavares