Redação Semus

Vacinar meninos e meninas contra o HPV (papiloma vírus) que ainda não foram imunizados é objetivo de uma parceria entre a Central de Vacinas da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e o curso de Enfermagem do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra). Na manhã desta segunda, 05, mais de 30 alunos da Escola Municipal Mestre Pacífico Siqueira Campos foram imunizados contra o HPV. Já nesta terça-feira, 06, a vacinação acontece durante todo o dia na Escola Municipal Aurélio Buarque, no Jardim Aureny II.

Enfermeiros e formandos estão vacinando meninas de 09 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. De acordo com a enfermeira e docente Eveline Hiramatsu,  o objetivo é imunizar o máximo de adolescentes possível, com a devida autorização dos pais ou responsáveis. “Além de contribuir com a formação dos acadêmicos estamos promovendo saúde, pois ao imunizar esses meninos e meninas prevenimos a transmissão desse vírus que pode causar câncer inclusive”, ressalta Eveline, adiantando que na Escola Aurélio Buarque a expectativa é de vacinar cerca de 70 adolescentes e que outras escolas serão visitadas pela equipe.

Os adolescentes João Vitor Oliveira Campos e Flávio Eulálio, ambos com 13 anos, foram imunizados nesta segunda. “É muito importante vacinar para prevenir doenças”, disse João Vitor. “Em casa, meus pais têm essa consciência de que a prevenção é fundamental e sempre quando tem campanha me incentivam a vacinar”, complementa Flávio.

Os alunos imunizados na Escola Mestre Pacífico Siqueira Campos, ainda passaram por exame clínico para detecção de tracoma, doença inflamatória ocular que pode levar à cegueira, caso não tratada. Dois casos foram identificados pela enfermeira Cláudia Cirino que atua no Centro de Saúde da Comunidade da Arno 44. “Um aluno é daqui mesmo da quadra, vou entrar em contato com a família e examinar os demais familiares, para tratar todos aqueles que tiverem tracoma. Já o outro aluno é de uma outra quadra, nesse caso eu entro em contato com a unidade de referência para a equipe local fazer essa intervenção”, explicou Cláudia, informando que o tratamento é feito com antibiótico disponibilizado pela rede municipal de saúde.

Fique Alerta

O HPV, sigla em inglês para Papilomavírus Humano, é um vírus que infecta pele ou mucosas (oral, genital ou anal), tanto de homens quanto de mulheres, provocando verrugas anogenitais (região genital e no ânus) e câncer, a depender do tipo de vírus. Atualmente, o HPV é a infeção sexualmente transmissível (IST) mais frequente, ou seja, é a principal infecção viral transmitida pelo sexo.

Entre os mais de 100 tipos diferentes de HPV existentes, 30 a 40 podem afetar as áreas genitais de ambos os sexos, provocando diversas doenças, como as verrugas genitais, os cânceres de colo do útero, vagina, vulva, ânus e pênis. Além disso, provocam tumores na parte interna da boca e na garganta (orofaringe), tanto benignos (como a papilomatose respiratória recorrente) quanto malignos, como os cânceres de orofaringe. O HPV é causador do câncer de colo de útero, terceiro tumor que mais mata mulheres no Brasil.