Redação Semus

Palmas registrou mais dois óbitos neste domingo, 05, totalizando agora 22 mortes ocasionadas por complicações decorrentes da Covid-19. Um dos óbitos refere-se a um homem de 80 anos, morador do distrito de Taquaruçu, o qual era diabético e estava internado no Hospital Geral de Palmas. O outro falecimento foi de um homem com 64 anos, morador da região Sul de Palmas. O idoso era hipertenso, portador de doença pulmonar crônica e estava internado em um hospital particular da Capital.

A mais recente rodada de exames de Palmas processou 135 testes de Covid-19 e confirmou 24 diagnósticos positivos da doença. Com isso, são contabilizados agora 2.200 casos confirmados e acumulados desde o início da pandemia, dos quais 1.330 estão recuperados.

Os dados foram atualizados às 12 horas deste domingo pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19), que totaliza também 13.979 notificações de síndromes gripais, que incluem os casos suspeitos de Covid-19. Desse total, 6.095 casos foram descartados para a doença.

Dos 24 novos casos confirmados, 23 estão em isolamento domiciliar e uma pessoa está internada. Ainda em relação ao total das novas confirmações, 11 contraíram o vírus por transmissão comunitária, sete estão em investigação epidemiológica, cinco se contaminaram após contato com casos confirmados de Palmas e uma pessoa após viajar para o interior do Tocantins.

Testes

Na última rotina de exames dos laboratórios públicos e particulares de Palmas foram realizados 135 exames para detecção de Covid-19. O Laboratório Municipal de Palmas processou 80 testes, revelando seis casos positivos. O Laboratório Central do Estado (Lacen) examinou 44 casos, dos quais nove foram confirmados. Já os laboratórios privados fizeram 11 exames, sendo que nove testaram positivo.

Internações

A taxa de ocupação hospitalar de Palmas reduziu em relação ao último boletim, e neste domingo está em 50%. Os leitos clínicos públicos e privados possuem 42,21% de suas instalações ocupadas. Já as estruturas de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) possuem 56,6% de seus leitos ocupados.

Estado de saúde

Encontram-se hospitalizados em Palmas 16 moradores da Capital em decorrência da infecção por Covid-19, entre eles, seis são considerados graves e 10 estão com os quadros de saúde estáveis. Nove pacientes de Palmas estão hospitalizados com suspeita da doença e aguardam o resultado dos testes.

Também estão internados na Capital mais 24 pacientes, porém, são moradores de outras cidades, sendo que 15 estão em estado grave e nove estáveis, além de 10 pessoas com suspeitas de estarem com a doença.

Contágio

Com relação às possíveis fontes de contágio do total acumulado de 2.200 casos confirmados, 1.166 (53%) contaminaram-se por transmissão comunitária, 830 (37,7%) tiveram contato com casos confirmados em Palmas, 96 (4,4%) foram infectados após viagem para outros estados, 93 (4,2%) contraíram o vírus após viagens para o interior do Tocantins, oito (0,4%) estão em investigação epidemiológica e sete pessoas (0,3%) estiveram em viagem no exterior.

Situação nacional

Segundo dados atualizados do Ministério da Saúde, o Brasil possui até o momento 1.577.004 casos confirmados de Covid-19, com um aumento do dia de 37.923 casos. O país também registrou 64.265 mortes, com um aumento diário de 1.091 na última contagem. A taxa de letalidade permanece em 4,1% dos casos confirmados.

A evolução sobre a pandemia também pode ser acompanhada no site Plantão Coronavírus de Palmas.

Acesse o Boletim.

Saiba mais

Palmas recebe o repasse de R$ 7,2 milhões do Governo Federal para o enfrentamento da pandemia

Semus recebe seis monitores de triagem da Comunitas e BRK Ambiental nesta sexta-feira, 03