Cavaleiros estarão em Brasília/DF para divulgação das Cavalhadas de Taguatinga - Mazim Aguiar/Governo do Tocantins f

Cavaleiros estarão em Brasília/DF para divulgação das Cavalhadas de Taguatinga – Mazim Aguiar/Governo do Tocantins f

O Governo do Tocantins iniciará nesta sexta-feira, 15, sua participação no Salão Nacional do Turismo 2023 – Conheça o Brasil.  Na Arena BRB Mané Garrincha em Brasília/DF, o Estado terá mais uma oportunidade de revelar ao grande público toda sua diversidade turística e cultural.  O evento é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo e parceiros.

Após o sucesso alcançado durante a Abav Expo, no Rio de Janeiro, em setembro, o Tocantins chega a Brasília para mostrar produtos turísticos consolidados, como o Jalapão e as Serras Gerais, e outras potencialidades nos diversos segmentos em destaque no Salão.

Com uma estrutura descentralizada, o Estado estará presente em seis espaços temáticos que serão uma imersão aos destinos turísticos, com técnicos da Secretaria de Estado do Turismo e representantes da gastronomia, da cultura, do artesanato, do trade turístico e muito mais.

“O Salão do Turismo é uma estratégia de mobilização, promoção e comercialização de roteiros, experiências e produtos turísticos do Ministério do Turismo. O Tocantins não poderia deixar de participar deste grande evento”, comemora o secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho, ao explicar que o governador Wanderlei Barbosa considera este segmento econômico como uma das forças econômicas do Estado.

O governador Wanderlei Barbosa destaca que não tem dúvida de que, mais uma vez, o Tocantins fará história. “Nossa participação no Salão do Turismo é prova de que o turismo tocantinense está preparado para ser mostrado aos quatro cantos do mundo. Continuaremos a realizar o melhor projeto para que esse segmento, além de divulgar as nossas potencialidades e atrair investidores de todos as áreas, seja um canal cristalino para melhoria de vida das pessoas”, afirma o Governador.

A participação do Tocantins no Salão do Turismo tem a organização Ministério do Turismo, com as parcerias do Sebrae Tocantins, do Serviço Social do Comércio (Sesc/Tocantins) e do Serviço Nacional de Aprendizagem (Senac/TO).

Jalapão que encanta

Técnicos da Setur já estão em Brasília para organizar os estandes, que prometem surpreender os visitantes da Arena BRB Mané Garrincha, até o próximo domingo, 17.

As paisagens exuberantes do Jalapão estarão presentes no estande dedicado ao turismo de natureza e ecoturismo. Que tal flutuar sem risco de afundar? O banho nos fervedouros convida para uma experiência que surpreende turistas de todas as idades. São Félix do Tocantins é um dos municípios da Região Turística Encantos do Jalapão e está na rota das operadoras com vários fervedouros de águas transparentes.

Outro segmento que vem conquistando espaço e atraindo um público diferenciado é o do turismo rural e turismo de base comunitária. O Estado conta com várias comunidades reconhecidas como remanescentes de quilombo e algumas delas já recebem visitação, no Jalapão.

Quem passar pelo Salão poderá conferir o belíssimo artesanato em capim-dourado e degustar algumas iguarias, como o doce de buriti.

Sol e Praia

O Tocantins vai mostrar que vai dar praia no Cerrado. Para muitos brasileiros e estrangeiros, o conceito de praia se resume ao mar e as praias de rio são uma grande surpresa. O Estado possui dezenas de praias que atraem milhares de veranistas na alta temporada, entre junho e agosto.

O município de Araguacema irá representar a região turística Vale dos Grandes Rios, para convidar turistas potenciais interessados na possibilidade de acampar com a família e os amigos e ter acesso aos esportes aquáticos.

Cultura e fé

No Tocantins, cultura, fé e tradição andam lado a lado. Para quem busca uma experiência de imersão, a região turística das Serras Gerais reúne uma diversidade de manifestações culturais e religiosas, algumas delas seculares.

Durante o evento de Brasília, haverá degustação do biscoito Amor Perfeito, uma delícia saída dos festejos para conquistar os turistas. Já as Cavalhadas de Taguatinga serão representadas por cavaleiros mouros e cristãos que todos os anos recontam as batalhas que consolidaram o cristianismo.

Etnoturismo

Uma tendência em franca expansão em todo o País, o Etnoturismo é um segmento turístico com grande potencial de desenvolvimento no Tocantins. Para ressaltar toda a beleza cultural de seus povos, o Governo do Estado vai promover as regiões turísticas Ilha do Bananal e Serras e Lagos, com direito a exposição de artesanato, presença de um representante da etnia Karajá, experiências por meio de óculos 3D, que são óculos de realidade virtual.

Institucional

Reunindo um pouco de todas as regiões turísticas e suas potencialidades, o Tocantins no lounge das macrorregiões. Será mais um espaço de informação sobre as rotas turísticas e encantamento visual.

A programação conta também com o show AmazoniCantoria – Sons do Tocantins, neste sábado, 16, às 12 horas.

O Salão Nacional do Turismo 2023 será aberto oficialmente na manhã desta sexta-feira, 15, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e funcionamento aberto ao público das 13 às 21 horas; no sábado, das 10 às 21 horas; e no domingo, das 10 às 18 horas. Estão confirmados shows nacionais de Vanessa da Mara, Sambô e Maiara e Maraísa.