A Fundação Pró-Tocantins participou nesta sexta-feira, 21, de uma palestra sobre Diagnóstico e Tratamento de Câncer de Mama, realizada no Hospital de Olhos com apoio da Liga Feminina o evento foi transmitido ao vivo em nosso Instagram (@fundacaoprotocantins) e está disponível no nosso perfil.

Mônica Marques, voluntária da Liga há 12 anos e atualmente presidente da Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer do Tocantins esteve presente no evento e falou sobre a importância da prevenção na campanha deste ano que tem como tema: Acredite em você, abrace a vida. “Todos os dias do ano são dias de prevenção do câncer, mas especialmente em outubro chamamos a atenção para cuidar da nossa saúde.”.

A palestra foi ministrada pelo palestrante, Lindon Jhonsom que é Coordenador farmacêutico do Hospital Dr. Jorge Saade na área de Oncologia e Especialidades. Graduado em Farmácia e Especialista em farmácia clínica e prescrição farmacêutica. Atualmente Lindon está cursando uma especialização em oncologia, cuidados farmacêuticos para pacientes com câncer.

A Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer do Tocantins é filiada a uma rede nacional e está presente em Palmas/TO desde 2001. Entidade formada exclusivamente por voluntárias, com finalidade preventiva para toda sociedade e assistencial aos pacientes de baixa renda (homens, mulheres e crianças), com qualquer tipo de câncer. A prevenção ocorre durante todos os meses do ano e basicamente de três maneiras: coleta de exames preventivos semanalmente, panfletagem e palestras. A coleta de exames (preventivos de colo de útero e clínico de mama) acontece durante o ano todo, na sede da Liga com agendamento prévio. A panfletagem ocorre durante todo o ano com a abordagem em locais públicos, falando da prevenção e também da instituição.

Durante o ano também são realizadas palestras em escolas, órgãos públicos, empresas e outros. A assistência é feita, na sede da instituição, aos pacientes com câncer cadastrados na Liga e dentro do HGP, independente de cadastro, a todos que estão em situação de necessidade. Os pacientes recebem ainda atendimento de psicólogo e nutricionista.

Fonte: Giulia Galvão – Ascom Fundação Pró-Tocantins