Homem já responde a quatro inquéritos por violência doméstica e teria violado medida protetiva

Rogério de Oliveira/Governo do Tocantins

A Polícia Civil do Tocantins (PC-TO), por intermédio da 3ª Delegacia de Atendimento à Mulher (3ª DEAM – Araguaína), prendeu na manhã desta sexta-feira, 21, um homem de 35 anos, investigado pelo crime de violência doméstica, na cidade do Norte do Estado. O homem foi capturado em cumprimento a mandado de prisão preventiva, expedido pela Vara de Combate à Violência Doméstica de Araguaína, quando se encontrava em uma residência, localizada no Setor Raizal.

 

A operação foi deflagrada depois que a vítima foi até a Delegacia da Mulher relatando que o investigado estaria descumprindo as medidas protetivas de urgência, indo até a residência dela, jogando pedras e proferindo xingamentos. Desse modo, em menos de três dias, após a denúncia feita pela vítima, foi decretada a prisão preventiva do investigado pela Vara da Mulher de Araguaína.

 

“Destaca-se que esse indivíduo possui quatro inquéritos policiais em seu desfavor tramitando na Delegacia da Mulher de Araguaína, sendo um por violação de domicílio em contexto de violência doméstica e três por descumprimento de Medida Protetiva de Urgência”, ressaltou a delegada Ana Maria Varjal.

 

Além disso, o investigado responde por outros crimes de homicídio, sendo um tentado e outro consumado e é considerado uma pessoa de alta periculosidade. Diante dos fatos, após a realização dos procedimentos legais cabíveis, o indivíduo  foi encaminhado à Unidade Penal Regional de Araguaína, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário.

 

A delegada ressalta que as vítimas e os populares que tiverem conhecimento de fatos envolvendo violência doméstica procurem a sede da 3ª DEAM, a fim de fazer a denúncia para que sejam tomadas as providências cabíveis e as investigações sejam iniciadas o mais rapidamente pela Polícia Civil. “É de suma importância que as vítimas rompam o silêncio e denunciem seus agressores, para que os mesmos possam ser identificados, presos e processados, conforme determina a legislação penal vigente”, disse.

 

A delegada Sara Lilian reforça o papel constitucional e o comprometimento da Polícia Civil com a investigação criminal no sentido de que as vítimas possam se libertar do círculo da violência, sem medo de agressões físicas, sexuais ou de qualquer outra natureza. “A Polícia Civil do Tocantins está atenta e vigilante para garantir e resguardar a integridade das mulheres que sofrem diariamente com a violência, praticada por companheiros ou namorados e, desse modo, pedimos a participação de todos para que esse mal possa ser erradicado da sociedade”, frisou.