A fim de discutirem o processo de criação do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) do Distrito de Taquaruçu, estiveram reunidos, na noite desta terça-feira, 30, o comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar, Tenente-Coronel De Sousa, o chefe do Núcleo de Polícia Comunitária da Secretaria da Segurança Pública (SSP/TO), major Thiago Monteiro, oficiais e praças do 6º Batalhão, militar do Corpo de Bombeiros e representares da comunidade.

A reunião aconteceu no auditório do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, no referido distrito. Na ocasião, ficou definida a Comissão responsável pelo processo eleitoral para a escolha dos membros do CONSEG, assim como também ficou definido o dia 15 de maio de 2019 para o lançamento do edital convocando a eleição dos cargos da Diretoria do Conselho Comunitário de Segurança Pública

O Major Thiago Monteiro destacou que para disputar a eleição do CONSEG é necessário que cada chapa possua a estrutura mínima composta pelos seguintes cargos: Presidente, Vice-Presidente, dois Secretários e dois Tesoureiros, podendo o Conselho Fiscal ser escolhido posteriormente. O chefe do núcleo da Polícia Comunitária ainda explicou que para se candidatar a um dos cargos os seguintes requisitos são indispensáveis: ser voluntário, residir, trabalhar ou estudar na área de atuação do CONSEG, não ter registro de antecedentes criminais.

O CONSEG é uma entidade que apoia as forças de segurança nas relações comunitárias e se vinculam às diretrizes emanadas da Secretaria de Segurança Pública, por meio do Núcleo de Polícia Comunitária. O Conselho Comunitário reúne pessoas de diversos segmentos da sociedade para identificar, discutir, analisar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais e as forças de segurança pública.

Ressalta-se que os interessados em participar da eleição deverão se informar com a Comissão eleitoral, ligando na sede do 6º batalhão (3218-4704) ou no Núcleo da Polícia Comunitária (3218-1836), para esclarecimentos sobre o preenchimento da ficha de cadastro.