A Prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) disse que vai revogar o decreto que criou um comitê de igrejas cristãs para consulta de políticas públicas e de orçamento. A afirmação foi publicada em uma rede social.

O Comitê Municipal de Igrejas Cristãs (Comic) foi instituído por meio de decreto publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (10) e seis membros já tinham sido nomeados.

De acordo com o documento, o Comic deveria ser consultado em importantes decisões tomadas pela gestão, como políticas públicas na área da educação, saúde, habitação, regularização fundiária, inclusive nas questões relacionadas ao orçamento público.

A novidade gerou repercussão durante a manhã e até um abaixo-assinado pedindo a revogação do decreto foi criado, mas a prefeita não deixou claro o motivo da decisão.

Em uma das críticas o vice-presidente da Federação das Casas de Culto Afro-brasileiro do Tocantins (Fecanto), Pai Gil, disse a um site de notícias da capital, que recebeu a notícia do decreto com muita estranheza e preocupação. “Primeiro porque não estão representados todos os segmentos religiosos de Palmas, apenas católicos e evangélicos, de lideranças apontadas a dedo”.

Pelas redes sociais o humorista esquerdista Paulo Vieira, e ator da Rede Globo criticou a criação de um comitê de igrejas cristãs em Palmas formado pela prefeitura da cidade.

Cinthia Ribeiro

Pelo jeito a prefeita não aquentou a pressão e em menos de 24 horas revogou o decreto:

“Estamos revogando imediatamente o decreto 1.907 e buscaremos o formato mais adequado para ampliar essa representação. As portas da gestão estão abertas, e meu coração também é livre para reconhecer que nem sempre o curso escolhido, é o mais assertivo. Convite aberto!”
Em outro post ela disse que “envolver todos os segmentos religiosos é extremamente necessário”.

 

 

Minutos após Cinthia Ribeiro, ter revogado o decreto o ator da Rede Globo e tocantinense Paulo Vieira, parabenizou a atitude da prefeita de Palmas e comemorou em sua conta do Twitter.

O comitê

O comitê foi instituído através de um decreto publicado no Diário Oficial do Município, desta quarta-feira (10). No mesmo diário, a prefeitura também liberou a realização de cultos e missas em templos religiosos.


O decreto diz que o comitê é ligado ao gabinete da prefeitura e será composto por seis membros, representantes de igrejas evangélicas e católicas:

• Pastor Amarildo Martins da Silva – Igreja Evangélica Assembleia de Deus Campo Nação Madureira;
• Arcebispo Metropolitano de Palmas Dom Pedro Brito Guimarães – Arquidiocese de Palmas
• Presbítero Gilberto Ferreira Santos – Igreja Presbiteriana do Brasil
• Pastor José Suimar Caetano Ferreira – 2ª Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério da Missão no Tocantins – Projeto Restaurando Vida
• Padre Eduardo Augusto Zanom – Catedral Divino Espírito Santo
• Pastor Genival Gomes de Lima – Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ciadseta