“Quando criança não nos ensinaram a jogar bola, a disputar espaço, não nos davam espada. Para nós mulheres, nos davam bonecas e panelinhas e essa construção é intrínseca a tudo que vivenciamos hoje, os obstáculos impostos que impedem as mulheres a ocuparem os espaços de poder”, destacou a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, na Assembleia Legislativa nesta quinta-feira, 7.  A gestora da Capital foi uma das 18 homenageadas com o Diploma Mulher-Cidadã Guilhermina Ribeiro da Silva, a artesã Dona Miúda, na sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A homenagem foi uma indicação do deputado estadual Professor Júnior Geo.

A prefeita Cinthia ressaltou que as mulheres representam mais de 50% da população e são mais de 52% do eleitorado e mães e esposas dos outros 48%, contudo, têm pouca participação na política.  “Em 2020, fui a única mulher eleita prefeita de capital no Brasil e nós, prefeitas, governamos apenas para 12% dos mais de 5,5 mil municípios. Somos poucas, mas estamos mais preparadas, temos uma escolaridade maior, já temos serviços prestados de relevância e ainda assim existe uma grande resistência, temos o patriarcado.”

Para Cinthia Ribeiro, ter mais mulheres em espaços de poder significa mais mulheres na construção e planejamento do orçamento, na execução de políticas públicas e na construção de leis, estimulando a participação de outras mulheres, mais vozes e mais representatividade. “Muito diferente do que muita gente imagina, esses espaços não nos são ofertados, temos que ir à luta. E, por muitas vezes, para as mulheres ocuparem o poder é cada dia mais difícil. É necessário ressaltar esse feminismo profundo, em que a construção de uma sociedade mais justa passa pela equidade e não pela igualdade. Homens e mulheres são diferentes e com condições diversas para estarem na política.”

A prefeita Cinthia agradeceu o deputado Júnior Geo e sua família pela homenagem e ressaltou que o título lhe dá uma responsabilidade ainda maior, tendo em vista a história da mulher representada no diploma, Dona Miúda. Uma matriarca e grande líder da comunidade quilombola Mumbuca, Dona Miúda foi uma das responsáveis pelo desenvolvimento do artesanato em capim dourado e que virou um ícone do Tocantins no Brasil e no exterior. “Não existem guerreiras que não tenham suas cicatrizes, estas cicatrizes fazem de vocês grandes mulheres”, disse Júnior Geo na sessão solene. “Nós sabemos que não é fácil, nós somos fruto de uma sociedade machista, mas mesmo assim, vocês, mulheres, lutam incansavelmente por melhores condições e por mais espaço na sociedade e merecem o nosso respeito.”

O Diploma Mulher-Cidadã Guilhermina Ribeiro da Silva , criado em 2011, é concedido a mulheres que contribuíram para o pleno exercício da cidadania, na defesa dos direitos da mulher e em questões do gênero.

 

Texto: Redação Gabinete da Prefeita

Edição: Juliana Matos/Secom