Vania Machado/Governo do Tocantins

O vice-governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participou na nesta sexta-feira, 22, da abertura da cápsula do tempo da Defensoria Pública do Estado (DPE), criada em 2009, durante o lançamento da pedra fundamental da instituição. Na oportunidade, foi lançada a cápsula do tempo 2031, em formato virtual, que será aberta em 2031.

“Essa é a nossa história e participo dela desde o início, sempre atuando na defesa social. A Defensoria faz um trabalho importante ao atender pessoas que não têm condições de pagar alguém para lhe defender. Parabenizo a todos os presidentes que passaram por essa casa e a todos os servidores que ajudaram e ajudam a construir essa bonita história”, destacou o Vice-governador que estava presente à época, enquanto presidente da Câmara Municipal de Palmas.

A atual subdefensora pública-geral, Estelamaris Postal, que na época era a defensora pública-geral, cargo que voltará a exercer a partir do próximo dia 25, fez um resgate da história de implantação do órgão. “É uma emoção muito grande. Lembro que quando começaram as tratativas parecia muito longínquo, mas acabou sendo rápido, com a doação do terreno e a arrecadação dos recursos para construir nossa sede. Para nossa alegria, com menos de um ano e meio estávamos inaugurando a Defensoria. Guardamos grandes e lindas histórias no trabalho de assistência aos nossos assistidos que precisaram dos nossos serviços.  Daqui a há dez anos teremos outras histórias lindas para contar”, ressaltou.

O atual defensor público-geral, Fábio Monteiro, falou do crescimento da instituição ao longo dos anos. “A Defensoria, pós 2009, continua seu crescimento, levando à população carente do Tocantins dignidade e cidadania. Fizemos com que os direitos do cidadão carente pudessem ser reconhecidos. Várias pessoas contribuíram para essa consolidação e a história fará com que a Defensoria continue levando dignidade ao cidadão que mais precisa. Essa é a nossa missão”, concluiu.

Nova cápsula

A cápsula do tempo 2031 será focada no público interno (servidores, defensores, estagiários e voluntários) que poderão enviar textos, vídeos e fotos para os canais internos de comunicação.