Com o objetivo de melhorar o fluxo da vacinação contra a Covid-19 para os idosos acima de 67 anos, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) disponibilizou nesta quinta-feira, 1°, quatro pontos para aplicação das doses na Capital. Um desses lugares foi a Praia da Graciosa, onde a movimentação, por meio de drive thru, ocorreu de forma tranquila e com poucas filas.

 

Além da praia, as vacinas também estão sendo ofertadas no Ginásio Ayrton Senna (drive thru), Unidade de Saúde da Família (USF) Deise de Fátima, antigo Ambulatório Evangélico, (Arse 13) e na USF José Hermes Rodrigues (Setor Sul). Em todos os locais, a vacinação teve início às 8 horas e segue até às 17 horas.

O aposentado Francisco Assis Carvalho Costa Andrade, 69 anos, não conseguiu se vacinar na última terça-feira, 30, então para garantir a dose logo cedo nesta quinta, chegou à Praia da Graciosa às 6h30. “Dessa vez deu tudo certo! Hoje não teve problema algum na praia. Às 8 horas em ponto começaram a vacinar, e às 8h30 já estávamos saindo de lá. Todo mundo simpático, todo mundo feliz! Foi lindo!! Momento que vai ficar guardado. Dá uma sensação tão boa de esperança! Foi emocionante! Enquanto presenciei aquele momento tive certeza de que vamos vencer esse negócio maluco, e todo o sofrimento vai ter fim”, disse.

Quem também ficou feliz ao receber a dose foi o aposentado Ivan da Silva, 69 anos. Ele foi vacinado bem no dia em que completou 69 anos de idade. Segundo ele, esse é o melhor presente que poderia ter ganhado nesta data. “No dia do meu aniversário veio também a esperança de dias melhores.”

Vacinadores 

Se fosse possível, a equipe da Semus descreveria nesta reportagem cada sorriso e olhar de esperança no rosto dos idosos quando recebem a vacina, porém, não podemos deixar de relatar os heróis que estão na linha de frente desse processo: os vacinadores. Aldair Martins Barasuol, que está de pé desde às 6 horas para trabalhar na ação, conta que o sentimento é um misto de alegria, esperança, gratidão e empatia. “É como se estivéssemos dando um sopro de vida para essas pessoas. Nesta quarta-feira, 31, presenciamos quase 4 mil mortes no país por causas ligadas à Covid-19. Então hoje acordar e levar esperança para as pessoas é um alento. A vacina é a única saída que temos para reduzir a quantidade de pessoas nos leitos de UTI”, completa.

Doses 

A Secretaria da Saúde vacinou, somente nesta manhã, 560 pessoas. As doses aplicadas nesta quinta fazem parte do último lote de vacinas recebidas pelo Governo Estadual da vacina Astrazeneca Fiocruz para Palmas. A oferta da segunda dose ocorrerá no dia 1° de julho, ou seja, um intervalo de 90 dias da D1. A pasta reforça que as doses são suficientes para atender todo o público-alvo previamente anunciado.

Para receber a vacina, é necessário ter em mãos documento pessoal com foto, cartão de vacina e cartão do SUS. Caso não possua o cartão do SUS, o cidadão pode comparecer ao local com o CPF.