Aconteceu nesta segunda-feira, 03, no campus de Porto Nacional da UFT, uma palestra do professor “Ibrahin Amhed Leon Tellez”, pesquisador da Universidad de Granma, em Cuba.

Ibrahin é doutor em Economia e sua especialidade de discussão e pesquisa é o desenvolvimento local e regional; e a sua palestra teve como tema as Teorias do Desenvolvimento Local e Regional, que foi proferida ao Programa de Pós-Graduação em Geografia.

Ibrahin Tellez está no Brasil participando de uma missão científica do projeto “Desenvolvimento Territorial e Socioniodiversidade: perspectivas para o mundo do Cerrado”. Este é um projeto de intercâmbio acadêmico-científico financiado pela Capes proposto pelas instituições UFG, UFT e UFU.

A sua coordenação geral é exercida pelo doutor Eguimar Felício Chaveiro, do IESA/UFG, e a sua coordenação local na UFT é exercida pelo doutor Adão Francisco de Oliveira, do curso de Geografia de Porto Nacional.

Nesta missão científica, Ibrahin Tellez visita o Tocantins, Goiás e Amazonas. No Tocantins ele proferiu palestra na Assembleia Legislativa no último dia 30 de maio sobre o tema Planejamento para o Desenvolvimento Local e Regional, se encontrou com o reitor da UFT, o professor Luís Bovolato, para tratar do termo de cooperação técnica entre esta universidade e a UDG de Cuba e fez visitações a lugares que são objeto de desenvolvimento turístico.

Perguntado sobre a importância de sua visita ao Tocantins, o pesquisador cubano afirmou:

“Eu escolhi o Brasil como a minha segunda nação e gosto de estar no Tocantins. A sua realidade socio-espacial e os seus desafios econômicos têm algumas semelhanças com o que experimentamos em Cuba. Por isso, eu fico feliz em poder contribuir e agradeço à UFT”.

Em Goiás, Ibrahin Tellez realiza palestras e conferências e no Amazonas participará da convergência dessa missão que se dará nos eventos simultâneos I CIGEO-DR (Congresso Internacional de Geografia e Desenvolvimento Regional) e II MADREPLAC (Seminário Internacional Meio Ambiente, Dinâmicas Regionais e Planejamento Territorial na Amazônia e no Cerrado), que acontecerão entre os dias 17 e 21 de junho próximos.