Deputados aprovaram nove projetos de leis que darão mais impulso ao turismo tocantinense nos segmentos de eventos, ecoturismo, aventura, gastronômico e turismo cultural

De uma só vez, a Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), aprovou nove projetos de leis, que vão incentivar as atividades turísticas, culturais e esportivas do Estado. A aprovação ocorreu na sessão ordinária na última quarta-feira, dia 29. Com as novas leis, o Calendário Turístico Oficial do Estado do Tocantins ganha novas datas comemorativas, uma forma de fortalecer e dar mais impulso ao turismo de eventos, ecoturismo, aventura, gastronômico e turismo cultural.

 

Uma lei proposta pelo deputado Eduardo Mantoan institui a Semana do Turismo Rural no Calendário Turístico Oficial do Estado do Tocantins. A comemoração ocorrerá anualmente, na última semana do mês de setembro. “O fomento ao turismo rural se constitui numa alternativa de renda para o campo, contribuindo para estabilizar a economia local e a criação de negócios e empregos”, justificou o parlamentar.

 

O Tocantins agora tem o Dia Estadual do Vaqueiro, também inserido no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Tocantins, e será comemorado anualmente em 29 de agosto. A lei de autoria do deputado Cleiton Cardoso e é uma forma de homenagear a classe dos vaqueiros, que ele classifica como “merecedores da gratidão, uma figura representativa da cultura brasileira, especialmente do interior do nosso Estado”, pontuou.

Mais incentivos

A deputada Cláudia Lélis propôs duas leis. Uma que inclui o Torneio de Pesca do Tucunaré e a outra lei insere as Cavalgadas, realizadas no município de Dianópolis. Já de autoria da deputada, Professora Janad Valcari, foi aprovada uma lei que institui a Rota Turística da Região Central do Estado do Tocantins. O roteiro turístico, histórico, cultural, religioso, gastronômico e ambiental, será composta pelos municípios de Porto Nacional, Palmas, Lajeado e Miracema.

 

O incentivo ao turismo também veio por meio de uma lei proposta pelo deputado Júnior Geo, que eleva o Distrito de Taquaruçu à Rota Estadual do Turismo ecológico, gastronômico, cultural e de aventura.

 

Duas leis aprovadas pela Aleto incentivam a prática de esportes.  O deputado Olyntho Neto aprovou uma lei que regulamenta as atividades de off-road no Estado do Tocantins, que são aquelas praticadas em estradas de terra com veículos como motocicletas, quadriciclos, triciclos e 4×4. “A lei cria mecanismos legais que garantem a segurança do tráfego, além de atrair investimentos, tanto do poder público, quanto do privado, sem contar que com a regulamentação do off-road, será possível estruturá-lo melhor, facilitando a vida de quem busca maior contato com a natureza por meio destas atividades esportivas”, destacou o deputado ressaltando que o esporte de aventura tem um importante valor turístico para o Estado.

 

O secretário do Turismo, Hercy Filho, avalia que a iniciativa mostra que o parlamento tocantinense está sintonizado com a importância do turismo para o Estado. “A Assembleia Legislativa é parceira da Secretaria do Turismo e do Governo do Estado e essas leis aprovadas na Casa vêm consolidar essas rotas no nosso calendário turístico”, ressaltou. Ainda conforme observou o Secretário, as leis aprovadas irão facilitar a captação de recursos e promoção dos destinos. “Parabenizamos mais uma vez a Assembleia Legislativa pela aprovação das matérias, caminho legal para fomentamos o turismo”, concluiu.