1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar recebeu o major Alex Matos Fernandes ao comando do 1º BBM, substituindo o major Antônio Luiz Soares da Silva

Gisele Bedin/Governo do Tocantins

A maior Unidade Operacional de bombeiros Militares está sob novo comando. Em cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira, 26, o 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar recebeu o major Alex Matos Fernandes ao comando do 1º BBM, substituindo o major Antônio Luiz Soares da Silva, que deixa o cargo após um ano e três meses.

A solenidade de passagem de comando ocorreu na  sede do Batalhão, onde também foram realizadas entrega de Medalhas de 20 e 30 Anos, Medalha Mérito Bombeiro Militar, e Simulação de Combate a Incêndio Veicular.   A cerimônia foi conduzida pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Carlos Eduardo de Souza Farias, e contou com a presença do Chefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros Militar e subcomandante, coronel Peterson Queiroz de Ornelas, dos ex-comandantes do CBMTO, coronel Reginaldo Leandro da Silva, coronel  e coronel Erli Lemes, convidados, familiares, além dos membros da corporação. 

Vinte e quatro bombeiros militares foram contemplados com as medalhas. Sendo nove agraciados com as Comendas de 20 anos, um militar agraciado com a medalha de 30 anos e 14 agraciados com a Medalha Mérito Bombeiro Militar. Desde o 17 de janeiro uma série de cerimônias vem sendo realizadas nas unidades do CBMTO em todo o estado para troca de comando das unidades e entrega de medalhas. Ao todo cinco unidades do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins passarão por trocas de comandos. 

Em seu discurso durante a passagem de comando, o coronel Farias relembrou que também comandou o 1º BBM em um momento de sua carreira e afirmou que as alternâncias nas funções dentro da corporação fazem parte de um processo positivo na carreira dos oficiais, e para a saúde da instituição. “ Faz parte da experiência e do desenvolvimento do oficial passar pelo comando do maior Batalhão do CBMTO, que também tive a honra de comandar. Esse é um comando que está no caminho dos comandantes, uma possibilidade de sequência. Um processo nosso, a gente passa por esse caminho, faz parte a mudança, faz parte desenvolver outras funções, isso não fortalece só a instituição, mas também o militar”, ressaltou. 

Major Soares falou sobre a experiência enquanto comandante do 1º BBM. “Foi uma honra comandar o 1º Batalhão de Bombeiros Militar, a maior Unidade operacional Bombeiro Militar (UBM) do estado, responsável por atender as ocorrências não apenas da capital, mas de todos os municípios que compõem as regionais de Palmas, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional. Comandar essa UBM nos trouxe grandes experiências de gestão e de operacionalidade. Trazemos essas experiências para o nosso currículo com orgulho e gratidão. Sabemos que a carreira de oficial requer dedicação, criatividade e disponibilidade para permanecer e para mudar. Foi nesse sentido que aceitamos uma nova missão, assumir a função de analista da Diretoria de Serviços Técnicos, esperamos também, dar boas contribuições para esse setor”, concluiu. 

Desafio 

Aos 44 anos, o novo comandante do 1º BBM, o major Alex Matos Fernandes, tem uma carreira extensa no CBMTO. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Tocantins, e graduado em Geografia pela Universidade do Tocantins (UNITINS), major Matos, antes de realizar o Curso de Formação de Oficiais na  Academia Bombeiro Militar D. Pedro II do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro – 2007 a 2009, cursou também o Curso de Formação de Soldados do CBMTO em 2006. Entre os cargos ocupados dentro do CBMTO desempenhou a função de Comandante da 5ª CIA , de 2011 a 2013; comandou a Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Bombeiros Militar, atual Academia de Formação de Bombeiros – 2013 a 2014, gerenciou o Sistema Integrado de Operações do CBMTO (SIOP) – 2015 a 2016. Por último, Major Mattos desempenhava a função de Diretor Executivo da Superintendência da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil – 2018 a 2023. 

“Quando o comandante me colocou à disposição no comando do 1º Batalhão eu encarei como um desafio. É um quartel central, onde tem muitas ocorrências distintas, e estamos em Palmas, um Centro Administrativo. É um desafio que faz parte da carreira do oficial, enfrentar esse desafio, faz parte do nosso crescimento como oficial bombeiro militar e como pessoa também, tudo aquilo que o Estado já investiu na gente como bombeiro militar, a gente devolve para a sociedade,não somente para a população de Palmas, mas para toda a comunidade atendida pelo quartel”, destacou o novo comandante do 1º BBM.