De acordo com o site poder360, o indicado pelo presidente Jair Bolsonaro a uma vaga no STF (Supremo Tribunal Federal), Kassio Marques, participou de um jantar organizado pela senadora Kátia Abreu (PP-TO) nesta 3ª feira, 06. O evento teve na casa da congressista, em Brasília,  a participação também  de 8 senadores.

O jantar é mais uma das sabatinas informais a que Kassio tem se submetido para garantir a aprovação no Senado. Os congressistas convidados são do MBD, PP e PSD. Questionada pela reportagem, a assessoria da senadora não confirmou os nomes dos senadores confirmados.

Mais cedo, nesta 3ª feira (6.out), ele fez uma videoconferência com senadores, em 1 movimento de aproximação dos congressistas, que devem analisar seu nome para o cargo.

Participaram do encontro virtual os senadores Wellington Fagundes (PL-MT), Jayme Campos (DEM-MT), Zequinha Marinho (PSC-PA), Chico Rodrigues (DEM-RR), Rodrigo Pacheco (DEM-MG), Elmano Férrer (PP-PI), Marcos do Val (Podemos-ES), Confúcio Moura (MDB-RO), Marcelo Castro (MDB-PI) e Maria do Carmo Alves (DEM-SE).

Na ocasião, Kassio Marques disse que não era amigo pessoal de Bolsonaro, mas que se aproximou do presidente durante conversas para uma indicação para o STJ (Superior Tribunal de Justiça). Nos bastidores, a percepção dos senadores sobre a indicação do desembargador depois da conversa foi de alívio.

O encontro virtual foi realizado com o objetivo de “quebrar o gelo” entre Kassio Marques e os senadores. Os congressistas puderam conhecê-lo melhor. A conversa começou às 9h e teve pouco mais de uma hora de duração.

Nesta 3ª feira (6.out.2020), em acordo, de líderes partidários com o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (DEM-AP), foi decidido que a sabatina de Kassio Marques na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado será em 21 de outubro.

A presidente da CCJ do Senado, Simone Tebet (MDB-MS), já havia informado, na 6ª feira (2.out), que o procedimento só seria realizado depois da saída do ministro da Corte Celso de Mello, prevista para o dia 13 de outubro. Segundo a assessoria de Tebet, o relator deve ser escolhido na 5ª feira (8.out.2020).

Kassio Marques nasceu em 16 de maio de 1972 em Teresina, no Piauí. Tem 48 anos. Se for aprovado e tomar posse no STF, pode ficar 27 anos na cadeira, até completar 75 anos em 2047.

Pelo rito, definido pela Constituição Federal, assim que a mensagem da indicação da Presidência da República chega ao Senado, a Mesa Diretora da Casa a encaminha para a CCJ. Depois, sob prerrogativa da presidente do colegiado, é indicado o relator, e, em até duas sessões, pode-se deliberar sobre a matéria.