Seleucia Fontes/ Governo do Tocantins

Em um mundo conectado, onde o conhecimento não é mais um privilégio e dezenas de profissões são eliminadas a cada ano, substituídas por novas tecnologias, é preciso se reinventar todos os dias. Mas afinal, você está aprendendo com a mesma velocidade com que as coisas estão mudando? Este questionamento foi tema de um bate papo entre servidores do Detran Tocantins e o secretário de Indústria, Comércio e Serviços e presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa, Tom Lyra. O encontro ocorreu na noite de quarta, 26, no Teatro de Bolso do Memorial Coluna Prestes, em Palmas.

O convite para este evento de integração e motivação profissional partiu do presidente do Detran Tocantins, Cláudio Alex Vieira, que enfatizou a valorização dos mais de mil servidores da Pasta, que em sua maioria realizam atendimento direto ao público, além de promover um importante trabalho preventivo com educação para o trânsito.

“Estamos passando por uma transformação, deixando uma sociedade patriarcal por uma matriarcal”, enfatizou Tom Lyra ao homenagear as servidoras e lembrar que essa mudança comportamental também tem grande reflexo na gestão.

Ao falar de suas experiências pessoais, o gestor lembrou sua infância humilde em Araguacema, a mudança na adolescência para São Paulo e sua trajetória como CEO de multinacionais do setor óptico, empresário, palestrante com mais de 2 mil apresentações nacionais e internacionais. Tudo isso para enfatizar a necessidade de aproveitarmos as oportunidades que se apresentam, de adaptação, o valor do conhecimento, o aproveitamento do tempo. “Temos que fazer parte do desenvolvimento”, reiterou.

Ao longo do bate papo, Tom Lyra assinalou a importância do Detran no processo de mudanças administrativas implementadas pelo governador Mauro Carlesse. “Vocês têm que mostrar e dizer isso às pessoas”, provocou, enfatizando que o usuário paga pelos serviços públicos prestados e que é preciso sair da “zona de conforto”.

Por fim, apresentou aos presentes uma frase de Gêngis Khan que já se tornou um “mantra” na Sics/Adetuc: “sozinhos vamos mais rápido, juntos vamos mais longe.”

Autor: Flávio Cavalera