Montagem Portalct

 

O site Cleber Toledo trouxe novas revelações sobre o possível racha entre o PRTB e o partido REDE, da candidata Marina Silva e que tem como candidato ao governo o ex-juiz Márlon Reis; confira a matéria na íntegra :

 

Candidato a deputado estadual pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), o vereador gurupiense Jenilson Alves teria divulgado uma nota para expor insatisfação com a falta de compromisso do candidato a governador da “Frente Alternativa”, Márlon Reis (Rede), com os postulantes à Assembleia Legislativa do PRTB. Em conversa com o CT, o parlamentar reforçou a existência de descontentamento, que disse ser “geral”. Por outro lado, o presidente da sigla, Júlio Fidelix, e o governador viável negaram crise.

Jenilson Alves contou que Márlon Reis assumiu o compromisso de ajudar os candidatos com assessoria jurídica e contábil, e com material gráfico, o que não teria acontecido. “A minha insatisfação é justamente esta, até porque somos uma campanha de rua, somos os militantes. Ele fez o comprometimento conosco de passar assessoramento necessário para que a gente pudesse estar caminhando, já fazendo as práticas de forma legal, sem nenhum tipo de pendência futura com relação a prestação de contas. Até então não disponibilizou este trabalho para nós”, afirmou.

Ainda em conversa com o CT, Jenilson Alves garantiu que a “insatisfação é geral” entre os candidatos à Assembleia Legislativa do PRTB. “Até porque somos o primeiro partido a apoiar Márlon Reis. A gente deu esta musculatura, esta oportunidade dele ampliar os trabalhos; no entanto ele se filiou a outros grupos partidários, e naquela época não consultou a gente. Mas nós permitimos estas alianças dentro do projeto, e dentro dele está a condição de termos deputados eleitos. E neste momento ele não está nenhum pouco preocupado com a eleição de proporcionais”, reforçou.

Diálogo com outros governadoriáveis

O vereador de Gurupi aponta para a possibilidade do grupo de proporcionais do PRTB fazer campanha ao lado de outro candidato ao Palácio Araguaia. Jenilson Alves cita buscar conversas com o governador Mauro Carlesse (PHS), Carlos Amastha (PSB) e César Simoni (PSL). “Não temos infraestrutura de pessoal, de logística, e isto prejudica o nosso trabalho”, lamenta. O parlamentar garantiu ainda que Júlio Fidelix tem conhecimento deste cenário. “O presidente está ciente disto, tanto é que nos autorizou a termos a condição de iniciar outras conversas”, encerrou.

“PRTB firme na base de Márlon Reis”

Acionado pelo CT para se manifestar sobre as alegações de Jenilson Alves, Júlio Fidelix afirmou por meio de nota que o PRTB do Tocantins “está firme na base de apoio da candidatura de Márlon Reis”. O texto ainda desqualifica a fala do vereador, apesar dele estar atualmente na vice-presidência da direção estadual. “Nenhum candidato do partido está autorizado a falar em nome da presidência ou dos demais candidatos”, acrescenta.

Reunião de Márlon Reis com candidatos proporcionais contou com a presença do presidente do PRTB (Foto: Divulgação)

Não há qualquer compromisso descumprido”

Márlon Reis também enviou nota à imprensa para comentar o episódio, e nela, garante que “não há qualquer compromisso descumprido”. “Oferecemos aos nossos candidatos o apoio estrutural inicial para a eleição”, reforçou. O candidato ainda destaca o fato de que a formação da chapa majoritária recebeu a “anuência” de todos os partidos que compõem a “Frente Alternativa”, incluindo o PRTB.

Apesar de exaltar os “homens e mulheres valorosos e com consciência do nosso projeto” do PRTB, Márlon Reis lamentou o que disse ser uma tentativa de Jenilson Alves de “leiloar” apoio. “Se as forças indecorosas do partido forem maiores que sua pureza de interesse e se submeterem às benesses ilegais da prática política, só nos resta lamentar e acolher aqueles que ainda acreditam que podem fazer a diferença. Não me submeterei ao leilão que estão tentando me impor”, anotou.

“Deixo claro que não me vergo a pressões antirrepublicanas. Não vou disputar o apoio de partidos políticos por meio de leilão com candidatos que abusam de seu poderio econômico para comprar a simpatia de políticos. O modo ilícito que fazem campanha é o mesmo que adotarão num possível governo e que o atual governador adotou em sua gestão falida, que envolve a contratação de cabos eleitorais pagos com o dinheiro do povo”, disparou ainda na nota.

Reunião com presença do PRTB

Em material enviado à imprensa, o Rede Sustentabilidade voltou a afastar qualquer ruptura. Apesar da nota atribuída a Jenilson Alves orientar que membros do PRTB deixassem de participar de reunião com Márlon Reis na quinta-feira, 23, o encontro contou com a presença não apenas de candidatos do partido, como do próprio presidente estadual da legenda, Júlio Fidelix.

“Vemos que foi uma ação isolada de um candidato que quis tumultuar o processo influenciado por questões obscuras e antirrepublicanas. Mas vimos que o PRTB está conosco e que o partido continua convicto em fazer parte desse processo de mudança moral, política e administrativa no Estado. Não vamos nos submeter ao leilão de compra de lideranças políticas que o atual Governo está fazendo. É esse tipo de prática política que combatemos”, disse Márlon Reis.

Segundo a “Frente Alternativa”, a reunião contou com candidatos de todas as siglas que compõem a coligação. “Estamos confiantes que vamos sair vitoriosos na campanha e eleger uma grande bancada na Assembleia e no Congresso Nacional, pois temos em nossas chapas proporcionais candidatos preparados para fazer a mudança que nosso Estado e nosso Brasil precisam”, reforçou o candidato do Rede Sustentabilidade.

Leia abaixo as íntegras das notas de Júlio Fidelix e Márlon Reis:

“Nota:

Como presidente estadual do PRTB, ressalto que nenhum candidato do partido está autorizado a falar em nome da presidência ou dos demais candidatos. Reforço que o PRTB do Estado está firme na base de apoio da candidatura de Márlon Reis ao Governo do Tocantins pelo compromisso com o projeto de promover a verdadeira mudança moral, política e administrativa no Estado, respeitando os pilares do projeto de gestão construído com a participação do PRTB, que prevê o combate contundente à corrupção, a melhoria sistemática da gestão estadual promovendo a eficiência das ações de governo, além da solução de problemas prioritárias como o atendimento e a infraestrutura de saúde pública, maior investimento em segurança pública, a melhoria da educação e da assistência social, e o fortalecimento da economia por meio de práticas de gestão que incentivem o setor privado, gere emprego e eleve a renda da nossa gente. 
O PRTB segue firme com Márlon Reis, acreditando no projeto construído pelo bem do Tocantins e na certeza de que apoia o melhor candidato para governar o Estado.

Júlio Fidelix
Presidente do PRTB no Tocantins”
_______

“NOTA SOBRE MENSAGEM DIVULGADA NAS REDES SOCIAIS QUE DIZ SER DO PRTB

A Frente Alternativa é uma coligação partidária que foi construída em nome de um projeto para o Tocantins. Um projeto com pilares firmes e sólidos que combatem fortemente à corrupção e todas as práticas ilegais de condução da gestão pública, que propõe a reconstrução do Estado com a implantação de uma administração estadual eficiente e enxuta, cortando os excessos cometidos pelo Governo para investir no bem estar da população tocantinense e a criação de um sistema de gestão que dê condições para o desenvolvimento econômico e social do Estado, incentivando o setor privado a alcançar papel de protagonista na economia e garantindo o cumprimento do papel do Governo de oferecer à população serviços básicos de qualidade na saúde, educação, segurança e assistência social.

Importante reforçar que a Frente Alternativa foi construída sobre uma plataforma transparente e republicana, combatendo a forma arcaica de se fazer política por meio de conchavos e negociações espúrias. Diferentemente do que trata a nota divulgada pelas redes sociais que diz ser em nome do PRTB, não há qualquer compromisso descumprido. Oferecemos aos nossos candidatos o apoio estrutural inicial para a eleição. Outro ponto a se destacar é que a formação da chapa majoritária recebeu o aval e a anuência de todos os partidos que compõem a coligação, como traz a própria ata de convenção dos partidos apresentada ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e assinada pelos dirigentes partidários.

Deixo claro que não me vergo a pressões antirrepublicanas. Não vou disputar o apoio de partidos políticos por meio de leilão com candidatos que abusam de seu poderio econômico para comprar a simpatia de políticos. O modo ilícito que fazem campanha é o mesmo que adotarão num possível governo e que o atual governador adotou em sua gestão falida, que envolve a contratação de cabos eleitorais pagos com o dinheiro do povo, como revelou o Tribunal de Contas do Estado (TCE). É dinheiro público que deveria ser usado para melhorar a saúde, a educação e a segurança, mas que está sendo usado de maneira criminosa para desnivelar o processo eleitoral. O atual governador será o próximo a ser cassado e preso pela Justiça, como está acontecendo com o outro que foi cassado por duas vezes. O Estado já sofreu por causa de crimes cometidos por governantes irresponsáveis e está sofrendo novamente com este Governo que aí está.

Esse é o tipo de política que o povo não aguenta mais. Essa é uma das práticas políticas que a população condena e que não me submeto a fazer.

O PRTB tem homens e mulheres valorosos e com consciência do nosso projeto. Mas se as forças indecorosas do partido forem maiores que sua pureza de interesse e se submeterem às benesses ilegais da prática política, só nos resta lamentar e acolher aqueles que ainda acreditam que podem fazer a diferença.

Reforço que a decisão partidária é unilateral, mas que não me submeterei ao leilão que estão tentando me impor.

Márlon Reis
Candidato ao Governo do Tocantins”