Autor: Redação Fesp/ Edição: Lorena Karlla |

 

Residentes da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) estão atuando como vacinadores na ação de imunização contra a Covid-19 na Capital. Eles são profissionais em processo de especialização no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva (PRMSC). Nesta sexta-feira, 5, os residentes enfermeiros dessa especialidade apoiaram a equipe da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) que está aplicando a segunda dose da CoronaVac em idosos com 80 anos ou mais.

Assim como ocorreu na oferta da primeira dose, esta etapa da vacinação foi realizada em sistema drive-thru nos estacionamentos do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, no centro da Capital, e do Ginásio Ayrton Senna, em Taquaralto, nos dias 4 e 5, das 8 às 17 horas.

De acordo com a coordenadora do Programa, Nadja de Oliveira Figueiredo, dos residentes formandos em Saúde Coletiva, atualmente cinco enfermeiros estão atuando diretamente na vacinação. Mais dois residentes fisioterapeutas foram destacados para a área de vigilância da vacina, que é o processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação, análise e divulgação de dados.

A coordenadora explica ainda que, para os residentes, o aprendizado se dá com o desenvolvimento de competências relacionadas à formação. “Os residentes têm a oportunidade de atuar no planejamento, organização das ações de vacinação, além de contribuir com a gestão municipal a partir da operacionalização da campanha”, esclarece.

A enfermeira Mirelly Vieira Godoy está no seu segundo ano de residência em Saúde Coletiva. Ela conta que possui outra especialização no Programa de Residência em Saúde da Família e Comunidade, também da Fesp, e que essas atividades operacionais de vacinação já fazem parte da rotina dos residentes nas Unidades de Saúde da Família (UFS). “Nesse momento de pandemia, a responsabilidade e a atenção são muito maiores porque devemos checar se as pessoas são realmente da faixa etária correta”, exemplificou.

Os programas de residência da Fesp foram criados há sete anos e já formaram 335 residentes em diversos campos de atuação, como Medicina de Saúde da Família e Comunidade (SFC), Multiprofissional em SFC, Multiprofissional em Saúde Mental, Multiprofissional em Saúde Coletiva, Enfermagem Obstétrica, Clínica Integrada de Adultos, Medicina Veterinária, Medicina em Patologia e Oftalmologia. Em 2021, ingressaram nesses programas cerca de 100 residentes por meio de processos seletivos.