Lideranças evangélicas no Tocantins não se unem em projeto político e apoios se fragmentam. Foto: Internet

Chegou ao conhecimento do Pauta Notícias a reclamação de líderes evangélicos e membros de igrejas no Tocantins acerca dos apoios fechados entre algumas Convenções, entidades evangélicas e igrejas independentes com candidatos que não representam o segmento.

Os acordos que desagradam boa parte dos fieis dizem respeito, em especial, à concorrida vaga ao Senado Federal, que este ano terá somente um felizardo.

“Bolsonarista raiz” sem apoio dos grandes

O candidato de dentro do segmento evangélico ao Senado Federal é o pastor Claudemir Lopes, líder da Convenção Coimadetins, ex-presidente da OMEP e líder social conhecido da sociedade. Ele já declarou que é “bolsonarista raiz” e único a declarar abertamente que apoia o presidente Bolsonaro, mas mesmo assim não recebeu apoio dos “grandes”.

Pastor Claudemir é o candidato evangélico ligado a Bolsonaro no Tocantins. Foto: Reprodução

O que se tem visto é que as grandes convenções e algumas entidades tem ido às redes sociais com vídeos e textos declararem apoio a outros candidatos ao senado, entre eles alguns nomes ligado à esquerda, o que soa mais estranho ainda.

Lopes tem feito sua campanha, quase sem recursos, com ajuda voluntária de apoiadores e igrejas em várias partes do Estado.

Contradição no discurso

“A gente tem a oportunidade de ter um evangélico realmente idôneo nesta vaga tão importante, mas o que vemos agora é um reino dividido, onde os líderes, que vivem pedindo oração pela nação, na hora que têm a oportunidade de mudar. fazem é ir para internet apoiar quem defende pautas contrárias à igreja e famílias”, disse um fiel.

Um obreiro disse que lamenta, pois enquanto tem pedido apoio para o candidato evangélico vê seus pastores ligados a nomes que não passam segurança para o segmento. “Política a gente espera tudo, mas estou surpreso com esses posicionamentos que são no mínimo incoerentes”.

O Pauta Notícias fez um levantamento de como tem sido distribuído esses apoios ao Senado no Tocantins. Confira abaixo:

Convenção Ciadseta com Dorinha

O líder da Ciadseta, pastor Paulo Martins, conclamou os fieis a apoiarem a professora Dorinha, pois ela “tem os mesmos valores” que eles. Veja o vídeo:

Convenção Madureira com Kátia Abreu (antes era com Carlesse)

Kátia Abreu conta com o apoio pesado da grande Convenção Madureira para tentar se reeleger. Em um evento no dia 22 de agosto em Palmas ela compareceu ao aniversário do presidente da Convenção, pastor Amarildo Martins, discursou contra o aborto e recebeu oração.

Importante destacar que, segundo informado ao PN, inicialmente a ideia da Convenção era apoiar o ex-governador Mauro Carlesse. Ele chegou até mesmo a comparecer ao 30º Congresso Unificado CIBE Tocantins 2022, realizado em julho deste ano, ocasião em que recebeu oportunidade para apresentar-se como pré-candidato e receber oração. Porém, com sua desistência, agora a convenção está “fechada” com Kátia Abreu.

Kátia Abreu recebe o apoio do pastor Amarildo Martins para o Senado nesstas eleições. Foto: Eziel Araújo/AScom
Ex-candidato ao Senado, Carlesse inicialmente seria o escolhido da Madureira. Foto: Reprodução Internet

Ordem dos Ministros Evangélicos (OMEP)

Nesta segunda-feira (15) ganhou as redes sociais de um vídeo onde o presidente da Ordem dos Ministros Evangélicos de Palmas (OMEP) aparece ao lado de Carlos Amastha oficializando o apoio da entidade ao pessebista. Confira:

Igreja Universal com Dorinha

A Igreja Univerasl do Reino de Deus, segundo fonte ouvida pelo Pauta Notícias, fechou apoio com a candidata Dorinha. Ela inclusive participou de um evento no Templo Maior da Igreja Universal do Reino de Deus em Palmas no dia 21 de agosto, onde foi chamada ao altar e recebeu homenagem da denominação.

Dorinha, à esquerda no canto superior durante evento na Sede da Universal em Palmas. Foto: Adriano Rezende

O Pauta Notícias também averiguou que a AD Missão Restaurando Vidas até o presente momento não manifestou apoio a nenhum candidato. Outras igrejas e entidades também ainda não se posicionaram oficialmente.