As mulheres encarceradas da cadeia pública de Babaçulândia, município distante 435 km de Palmas, tiveram um dia especial na última sexta-feira, 17. A iniciativa fez parte da programação da Semana da Defensoria, que enfatizou a campanha “Em defesa delas: defensoras e defensores públicos pela garantia dos direitos das mulheres”, da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep). Cerca de 30 reeducandas foram contempladas com a ação que também contou com atendimento jurídico do defensor público Uthant Vandré Gonçalves.

Um filme de comédia tirou várias gargalhadas do grupo, proporcionando um momento ímpar para elas, como elas mesmas comentaram: “Nós agradecemos por vocês trazerem esse momento de alegria, por se lembrarem de nós que estamos presas”, disse uma das mulheres. “Foi tanta alegria que por um instante nós esquecemos onde estamos [sic]”, disse outra.

A assistente social da Defensoria Pública em Araguaína, Geovanisia Rodrigues, destacou que escolheram um filme protagonizado por uma mulher para que elas se sentissem valorizadas e o tema comédia teve o intuito de levar descontração para o ambiente prisional que costuma ser tenso.

O kit de higiene distribuído na Cadeia de Babaçulândia continha creme e escova dentais, sabonete, hidratante e um porta-treco, que foram ofertados pela equipe multidisplinar da Defensoria de Araguaína e Corregedoria, por meio da colaboração de defensores públicos.

A corregedora Geral, Irisneide Ferreira, disse que um dos brindes foi doado por iniciativa do setor, mas foi crescendo com a ajuda de várias pessoas, como a equipe multidisciplinar, que montou um kit completo de higiene. “Achei muito lindo, a intenção da gente era levar um sentimento de acolhimento, dar uma lembrança, além das garantias e orientações jurídicas, a gente também se preocupa com o lado humano”, destacou Irisneide.

Autor(a): Keliane Vale