Redação Semed

As crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) João e Maria, na Arso 32, participaram de uma atividade no parquinho da unidade educacional onde avistaram um ninho de rolinha. De acordo com as educadoras da unidade, elas ficaram curiosas e começaram a questionar: Por que aves constroem ninhos nas árvores? Por que aves têm penas? A partir desses questionamentos as professoras Franceli Costa Cavalcante e Carla de Oliveira Costa implantaram na unidade o projeto Voa Voa Passarinho e começaram a estudar as aves, seus diferentes tipos de ninhos, ovos e encontrar respostas para as dúvidas.

Iniciado no retorno às aulas neste segundo semestre, “o projeto surgiu pela curiosidade das crianças, o interesse, as descobertas e seus questionamentos”, explicam as educadoras.

Segundo a professora Carla de Oliveira, os pais dos alunos abraçaram o projeto e começaram a interagir participando efetivamente trazendo penas, ninhos de aves da fazenda e até pintinhos. “Foi feito um desafio para as crianças e seus pais, levarem um pintinho na caixinha junto com um caderno de registro. Eles registraram por 24 horas todo o procedimento de cuidado com a ave. Está sendo um sucesso”, conta a professora.

Mãe da Anny Gabriela, de 5 anos, Eliane Silva Martins Rodrigues, conta que o projeto Voa Voa Passarinho foi um grande incentivo para sua filha. “Na leitura, no cuidar, ela ficou super empolgada e acabou envolvendo toda a família. A Anny já ganhou dois pintinhos para cuidar e está preparando uma apresentação para os coleguinhas durante o encerramento do projeto”, conta a mãe.

O Voa Voa Passarinho  não ficou só nisso, a sala de aula da turminha foi decorada com o tema pássaros e um expositor com ninhos de aves foi implantado. A professora Franceli Costa, depois de perceber o sucesso do tema, teve a ideia de promover aulas de pinturas como mais uma ação para o projeto Voa Voa Passarinho. “As pinturas são inspiradas na releitura do artista Romero Brito com o tema: Casinha de Passarinho. Além das telas, pretendemos fazer passeios nos parques de Palmas, para as crianças observarem os pássaros”, explica a educadora.

O projeto parte agora para a temática pedagógica, usando os nomes dos pássaros para desenvolvimento da leitura e escrita. “Já que as crianças gostam de pássaros, vamos ensinar de uma forma prazerosa”, completou a diretora da Unidade Educacional, Tatiane Guida.

(Edição e postagem: Lorena Karlla)