O deputado estadual Léo Barbosa (Solidariedade) apresentou nesta terça-feira, 13, na Assembleia Legislativa do Tocantins, um Projeto de Lei que institui o Programa Estadual de Apoio à Oncologia Infantil e Enfermidades Correlacionadas, denominado PRÓ- ONCOLOGIA INFANTIL.

O objetivo é promover ações que visam prevenir e combater o câncer infantil, e além do tratamento tradicional, também engloba a promoção de informações junto à população, pesquisa, rastreamento, diagnóstico, cuidados paliativos e a reabilitação referentes às neoplasias malignas e doenças correlatas.

O Projeto destaca que a implementação do Programa visa o repasse estadual a ações e serviços de atenção oncológica infantil desenvolvidos por instituições de prevenção e combate ao câncer.

Léo Barbosa explica que entre as ações e serviços a serem apoiados com os recursos captados por meio do Pró-oncologia Infantil estão a realização dos exames e cirurgias no prazo máximo de 10 (dez) dias após a requisição médica; a formação, o treinamento e o aperfeiçoamento de recursos humanos em todos os níveis; a realização de pesquisas clínicas, epidemiológicas e experimentais; e a garantia ao acompanhante da criança de toda estrutura necessária para hospedagem e alimentação.

 O parlamentar destaca ainda que uma das principais ações para a determinação da efetividade do tratamento é a precocidade do diagnóstico. “A Sociedade Brasileira de Pediatria enfatiza que o diagnóstico precoce é extremamente importante, porque possibilita o tratamento efetivo enquanto a doença ainda está em seus estágios iniciais, por isso também é fundamental a educação para a comunidade a respeito do câncer e o aperfeiçoamento da rede de atenção básica à saúde”, completou Barbosa.