Por Isadora Fontes

O deputado estadual Professor Júnior Geo (Podemos) esteve na manhã desta segunda-feira, 22, no Comando Geral da Polícia Militar, em reunião com o Comandante Geral, Coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, para definir os próximos desdobramentos em relação a convocação dos excedentes no último concurso da PMTO, realizado em abril de 2021.

Na ocasião, Geo destacou que houve um compromisso por parte do Estado em chamar mais 500 aprovados e que desde então, não houve um andamento sobre o assunto. “É necessário que haja uma previsão. Gerou-se uma expectativa nos aprovados após o anúncio do governador e eles necessitam de uma resposta. Precisamos dar prosseguimento no andamento dos próximos passos para concretizar o chamamento desses aprovados”, pontuou o deputado.

Também estavam presentes na reunião, o Procurador Geral do Estado, Klédson de Moura Lima; o presidente da Comissão do concurso da PM, coronel QOPM Marizon Mendes Marques; o subchefe da assessoria jurídica, tenente-coronel QOE Aleksander de Saboia Oliveira e, o responsável pela elaboração dos concursos, tenente-coronel Esdras Eduardo Borges.

Segundo o Procurador Geral, a princípio, é necessário concluir o processo administrativo que está em andamento para uma alteração legislativa que está em análise na Procuradoria-Geral do Estado (PGE). “Além desse andamento, o Comando está em diálogo com o Cebraspe, pois todas as informações do concurso estão com eles, então, ainda temos essa fase de analisar quais são as vedações contratuais para recebermos essas informações. Todas essas situações estão sendo analisadas para conseguirmos superar tudo e realizar o cadastro de reserva e avançar com essa questão”, disse.

Ao final da reunião, o comandante geral da PM, Coronel Barbosa, destacou que aguarda o parecer da PGE para que seja possível realizar os próximos passos e o Professor Júnior Geo reafirmou seu compromisso com a demanda e a necessidade de um posicionamento o mais rápido possível para repassar aos excedentes que aguardam informações.

Foto: Ademir dos Anjos