Na tarde desta quinta-feira, 18, o presidente da Câmara Municipal de Alvorada, Capitão Lemos Participou da solenidade de regresso de centenas de policiais militares que marcou o fim da primeira fase da Operação Canguçu.

O evento aconteceu no Quartel do Comando Geral em Palmas e contou com a presença do Secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, do Governador do Tocantins Wanderlei Barbosa, do comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, além de representantes da política tocantinense e diversas autoridades civis e militares.

O comboio com viaturas da Polícia Militar que deixou a região de Pium, no oeste do estado, chegou ao Quartel do Comando Geral (QCG) por volta das 17h.

Por 39 dias, os policiais participaram de diversos confrontos com criminosos que atacaram Confresa (MT), na tentativa de assaltar uma empresa de transporte de valores, e fugiram para o Tocantins. Tudo começou em 9 de abril deste ano e no dia seguinte ao ataque, o bando escapou para o Tocantins pelos rios Araguaia e Javaés, nas proximidades de Pium e municípios vizinhos.

Todos os policiais militares que estiveram no cerco policial e ajudaram na captura de cinco suspeito e morte de outros 18, saldo final da operação, receberam medalhas de hora de mérito pela atuação e condução de equipes durante a operação.

Entre os números da operação com relação às apreensões estão 22 fuzis, duas pistolas, mais de duas mil munições, cinco granadas, 15 coletes a prova de balas e até R$ 5 mil em espécie, que estavam em posse dos suspeitos. Outros materiais como roupas, mochilas e alimentos também foram apreendidos ao longo das abordagens.