O presidente da APRA, 1º Sgt Claylson da Silva Carneiro Xavier, prestigiou a solenidade de Formatura Militar dos mais de 958 policiais militares do Curso de Formação de Praças CFP/2022.

Na oportunidade o Governador Wanderlei Barbosa anunciou que todos os municípios tocantinenses vão contar com policiamento ostensivo para garantir a segurança da população e anunciou novo concurso da Polícia Militar do Tocantins.

 

O reforço das forças de segurança do Estado era um compromisso do governador Wanderlei Barbosa. Já o novo concurso da corporação vai destinar 50 vagas para oficiais e 600 vagas para praças.

Na oportunidade o presidente da APRA-TO desejou parabéns aos novos soldados da PMTO! “Que a caminhada militar seja de muita coragem, força, dedicação e perseverança”; disse

CURSO

 O Curso de Formação de Praças foi realizado nas modalidades educacionais com instruções presenciais e a distância, distribuídos em quatorze cidades polos e vinte e 25 turmas, em todas as regiões do Estado.

 A formaçãoteve duração de dez meses e carga horária de 1064 horas/aulas, sendo que o militar foi certificado com diploma de nível superior ‘Tecnólogo em Segurança Pública’. Este curso somente se tornou viável pela parceria entre a PM do Tocantins e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), por meio de suas plataformas e sistemas, que viabilizou a padronização de instruções em todos os polos. Inicialmente contou com a inclusão de 1.000 alunos, tendo ao final concluído 958 formandos.

 Durante a cerimônia o governador Wanderlei Barbosa ressaltou que a formatura constituiu um momento de alegria para os formandos e para a população tocantinense, que a partir de agora passa a ser melhor servida. “Nós vamos levar mais policiais com viaturas, armamento e equipamentos de segurança para proteger a população do nosso Estado”, afirmou o Governador.  

 Concurso

Governador Wanderlei Barbosa anunciou e assinou a autorização para a realização de concurso público para a Polícia Militar. Ao todo serão abertas 50 vagas para o Curso de Formação de Oficiais e 600 para o Curso de Formação de Praças. O Governador explicou que o novo concurso vai suprir o lugar dos policiais que vão para a reserva. “Abrimos um novo concurso e vamos analisar juridicamente se temos condições de chamar o cadastro de reserva do atual concurso”, frisou.

Na ocasião também foi lançado o programa ‘Tô mais Seguro’, que visa fortalecer as atividades de policiamento ostensivo executado pela Polícia Militar. O programa envolve efetivo, qualificação e logística.