Brasília– A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), promoveu o 2º Painel sobre Segurança Rural – Boas Práticas de Segurança Rural da Polícia Militar – dias 2 e 3 de outubro, na sede da CNA, em Brasília.

O evento reuniu profissionais das Polícias Militares de 14 estados e do Distrito Federal para compartilhar experiências de policiamento no campo, gerar conhecimento sobre segurança pública para o meio rural, constituir uma rede de contato de especialistas na área, difundir boas práticas e debater políticas públicas.

O evento contou com a participação de oficiais da PMTO, e na oportunidade foi representada pelo Comandante do Policiamento da Capital, coronel Francinaldo Machado Bó, e o Comandante do Policiamento do Interior, coronel Humberto Costa Parrião.

A programação foi aberta, na última quarta-feira, 02, com a palestra “Panorama Geral sobre Segurança no Campo”. A intenção era mostrar a visão geral da CNA sobre o tema, as ações desenvolvidas pela entidade e os desafios para o futuro.

Na sequência ocorreram apresentações de boas práticas desenvolvidas em Goiás, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Tocantins.

Nesta quinta-feira, 03, foi a vez das corporações do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima apresentarem suas ações na área rural.


Segundo o coronel Francinaldo Machado Bó, “o Painel sobre Segurança Rural foi de grande importância para as ações de segurança no campo, uma vez que a troca de experiências entre as PMs dos estados participantes pode trazer soluções para o problema da criminalidade no meio rural”.

O evento foi encerrado com um panorama geral sobre as iniciativas apresentadas, destacando características, desafios comuns e especificidades em cada local. Também foram encaminhadas propostas de trabalho para avançar na segurança no campo.