O Comandante do Policiamento da Capital, coronel Francinaldo Machado Bó; o Comandante do 6º BPM, Tenente-coronel De Sousa e o Comandante da Companhia Independente de Operações Especiais, Tenente-coronel Fioravan, participaram na manhã deste sábado, 19, de uma palestra sobre “Segurança”, no SEST SENAT, em Palmas-TO, Organizado pelas empresas de Segurança PROTEGE/PROFORTE.

O palestrante do evento foi o Comandante Lucca. Fundador e ex comandante do G.A.T.E, da Polícia Militar de São Paulo, Especialista em Segurança e considerado um dos maiores Negociadores do Brasil.

Sobre a Palestra Negociação Sob Pressão

Existem inúmeras técnicas, táticas e ferramentas para conduzir uma negociação. Mas quando esse processo envolve uma tensão além do normal e um passo em falso pode resultar na morte de um refém, é preciso manter os ânimos sob controle e todas as ações em perfeita sintonia.

Aliando teoria e prática, o conteúdo apresentado por Lucca, transporta para o dia-a-dia corporativo toda experiência de quem sempre esteve negociando em situações críticas. Nesta palestra tem uma nova perspectiva sobre diversos assuntos como – o conflito como parte da natureza humana, o processo de coleta de dados e informações, a importância da organização do local e como a resiliência pode ser útil em uma negociação.

Na oportunidade o ex-comandante do GATE presenteou o coronel Francinaldo Machado Bó com o seu mais novo livro “Gerenciamento de crises com reféns localizado”, e em contrapartida recebeu de presente uma camisa da Força Tática da PMTO.

Sobre Diógenes Lucca:

Foram 11 anos dedicados à fundação e ao comando do GATE – Grupo de Ações Táticas Especiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo, responsável por resolver algumas das operações mais tensas e complexas de nossa história, é uma das maiores referências de negociação do país.

Lucca se tornou especialista em proteção de governantes, gerenciamento de crises e negociações extremas, foram mais de 100 que, para seu orgulho, sempre tiveram desfecho feliz para reféns e policiais. Uma vez na reserva, o já Tenente-Coronel percebeu que sua vasta experiência com técnicas, táticas e ferramentas de negociação teria muito a contribuir para o mundo corporativo. Afinal, onde há duas pessoas há grande possibilidade de que surjam conflitos. Para resolvê-los, parte do segredo está no processo de coleta de dados e informações, na organização do local, na resiliência do negociador e em saber transformar a seu favor questões como liderança, senso de pertencimento, desafios e cumprimento de metas.

Bacharel em Direito, com pós-graduação em Política e Estratégia pela Universidade de São Paulo e Mestre em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo Centro de Estudos Superiores da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Lucca é professor de Negociação do MBA Executivo Internacional da Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo, membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, sócio-diretor da The First Consultoria e comentarista de segurança na TV Globo e do programa “Cidade Segura” na Rádio CBN.