Na manhã do último domingo, 01, o Comando de Policiamento da Capital realizou treinamento do Plano de Cerco e Bloqueio com policiais militares do serviço ordinário de radiopatrulha, tendo como objetivo capacitá-los para executar as atribuições previstas no referido plano, quanto a resposta rápida da PM a ações de ataques a instituições bancárias e a empresas de transporte e guarda de valores.

A simulação teve início com o acionamento do SIOP de uma ocorrência de ataque a empresa de guarda e transporte de valores, e agências bancárias, onde a viaturas de área do serviço ordinário da UPM, após tomarem ciência da situação, deslocaram para os pontos de cerco e bloqueio definidos no plano, bem como feito o acionamento a vários órgãos de apoio pelo Coordenador do SIOP.
A área do 1º BPM e 6º BPM contou com vários pontos de cerco e bloqueio, divididos entre o Plano Diretor da Capital e pontos na região de Taquaralto, que foram executados pelas viaturas de cada Unidade. Foram empenhadas ainda no treinamento o BPChoque/ROTAM, BPMRED e BPMA.

A Equipe do BPChoque (Batalhão de Policiamento de Choque) participou da simulação com o intuito de registrar o tempo de resposta das viaturas no posicionamento nos pontos de plano de cerco e bloqueio, para as diligências futuras, quanto do conhecimento do destino que tomariam os infratores da lei após a prática do delito, bem como dos itens que define as atribuições dos órgãos de apoio e o posicionamento das viaturas de apoio quando da ocorrência de tais eventos.

Vários pontos na cidade e municípios vizinhos foram identificados para que os policiais fizessem o reconhecimento da área, para se posicionarem de forma técnica e tática, para combaterem possíveis ataques na modalidade novo cangaço.