A Polícia Militar realizou, na manhã desta quinta-feira, 21, a solenidade de passagem de comando do Batalhão de Operações Especiais – BOPE. O evento aconteceu na sede da unidade, localizada em Palmas.

Na solenidade, o comando da unidade foi transferido do Major PM Fábio Canuto Carvalho ao Major PM Rannieri Ferreira do Amaral.

O Major Fábio Canuto Carvalho que esteve à frente do BOPE desde 2021, comandante substituído, fez uso da palavra. “Hoje é um dia realmente de gratidão. Agradeço ao comando por nos confiar tal missão, de quase três anos, da qual guardo grandiosos momentos. E também quero parabenizar a instituição pelo compromisso com a qualificação da tropa. Prova disto está aqui do nosso lado, a terceira edição do curso de atirador designado policial, uma realidade hoje na Polícia Militar do Tocantins, contemplando de norte a sul e de leste a oeste o estado do Tocantins, com essa capacitação, colocando o Tocantins na vanguarda da região norte e nordeste do Brasil, neste conceito de atirador designado, em conjunto com o plano de defesa”, finaliza o Major Canuto.

Na oportunidade, o Comandante-Geral da PMTO, Coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, ressaltou a importância do BOPE na estrutura da instituição. “Quando chego neste quartel e leio a frase que está estampada no portão “vá, vença, a missão é o que nos define”, ratifico toda a importância que o BOPE tem dentro da nossa instituição, como nossa tropa de elite. As diversas missões e operações que tivemos ao longo da história da nossa Polícia, pudemos ver o compromisso de nossa tropa, a exemplo da operação Mateiros, a operação Taguatinga, a operação Pequizeiro, a operação Canguçu. A Polícia Militar do Tocantins, embora seja uma polícia nova, de apenas 35 anos, é uma polícia referência no país. Quando investimos em qualificação, em logística, no operador, os resultados aparecem”, encerrou o Coronel Barbosa.

Estiveram presentes durante a solenidade, o Deputado Estadual Júnior Geo; o Coronel Wander Araújo Vieira, Secretário Chefe da Casa Militar; o Coronel Cláudio Tomáz Coelho de Souza, Chefe do Estado Maior da PMTO; o Coronel Marizon Mendes Marques, Subchefe do Estado Maior da PMTO; Ricardo Magalhães, Delegado da Receita Federal; Delegado Hayder Eduardo, representante da Superintendência da Polícia Federal no Tocantins; Delegada Suzana Fleury, da 1ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Palmas, além de demais autoridades militares, civis e políticas.

O BOPE

O BOPE é a unidade especializada da Polícia Militar do Tocantins no combate a crimes de alta complexidade, especialmente crimes contra o patrimônio – tais como os conhecidos “Novo Cangaço”, além do atendimento de ocorrências com tomada de reféns em que haja a necessidade de utilizar atiradores policiais de precisão, tanto em área urbana quanto em áreas rurais.

Os integrantes do BOPE passam por rigoroso e constante treinamento e aperfeiçoamento técnico, seja no campo de operações especiais, abordagens gerais e tomada de ambiente tubular, buscando minimizar ao máximo os riscos onde se faz necessário o emprego de tropa de operações especiais.

Em suas diversas missões, tem por necessidade a versatilidade para cumprir cada demanda em sua característica de “ultima ratio”  do latim o último recurso.

Edição: Lara Lopes/Polícia Militar

Revisão Textual: Marcos Morais/Polícia Militar