Alunos do Coral Infantojuvenil da PMTO. – Foto: Ademir dos Anjos.

Na quinta-feira, 21, a Polícia Militar promoveu no auditório do Quartel do Comando Geral, a Aula Inaugural do curso de Canto Coral Infantojuvenil da PMTO. O projeto possui como objetivo promover a integração social, fortalecer vínculos comunitários e contribuir para a formação cidadã de crianças e adolescentes.

O coral infantojuvenil da PMTO é um projeto comunitário musical sem fins lucrativos que será executado por meio da Diretoria de Programas Sociais da PMTO, sendo uma iniciativa da corporação alinhada à filosofia de polícia comunitária.
Foram selecionados 40 coralistas, dentre vozes masculinas e femininas, além de cinco candidatos para o cadastro reserva, os quais passaram por um processo seletivo composto por avaliação e classificação vocal, teste de afinação, teste de ritmo e apresentação de peça de livre escolha.

O curso será desenvolvido na modalidade presencial com disciplinas teóricas e práticas, com carga horária total de 80 horas/aula, distribuídas em 05 disciplinas ao longo de três meses: teoria musical, percepção musical, práticas de técnicas vocais, formação de repertório e ordem unida.  As aulas e ensaios ocorrerão nas dependências do corpo musical da PMTO, às terças e quintas-feiras no período vespertino.

Para a 2º Ten. QOM Welliane Monteiro Dourado, Coordenadora do Curso de Canto Coral Infantojuvenil, o momento é de agradecimento e trabalho a fazer. “Tenho que agradecer imensamente ao Comandante-Geral e à Diretoria de Programas Sociais da PMTO por acreditarem no projeto. Realizamos estudos de viabilidade e impacto social e chegamos à conclusão que este tipo de iniciativa é de grande valia para a sociedade. Vamos trabalhar com crianças e adolescentes na faixa etária dos 10 aos 17 anos e, para além das apresentações, nosso objetivo é, por meio da música, manter os jovens longe da criminalidade. Acreditamos no poder transformador da música e me sinto orgulhosa por estar à frente dessa missão”, salientou a Tenente.

O coralista Emanuel Miranda de Souza, 11 anos, foi um dos aprovados para compor o quadro de estudantes do Coral Infantojuvenil. Apesar da pouca idade, o jovem se sente motivado e pronto para encarar o novo desafio. “Eu gosto de cantar. Já cantava em casa e na igreja. Minha mãe ficou sabendo da seletiva e resolvemos participar”. Para a mãe do jovem cantor, a Sr.ª Elisângela Miranda de Souza, ter seu filho aprovado na seletiva foi motivo de grande orgulho. “Acredito que esse projeto tenha sido uma resposta de oração. Emanuel estava ocioso em casa e preso à tela do celular, quando vi que estavam abertas as inscrições para o Coral não tive dúvida que aquela era a resposta para minhas orações. Ele ficou um pouco nervoso no dia da seletiva, mas deu tudo certo”, contou a Sr.ª Elisângela.

Para o Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado do Tocantins, o Coronel QOPM Márcio Antônio Barbosa, o Projeto Canto Coral Infantojuvenil é mais uma iniciativa da política da Cultura de Paz que tem sido implementada pela PMTO. “Hoje estamos lançando mais um projeto social que visa contribuir com a sociedade. O Coral Infantojuvenil foi desenvolvido pela Diretoria de Programas Sociais e se junta a outras iniciativas como por exemplo a Escolinha de Futebol e o Projeto de Jiu-jitsu Dojô de Ouro. Nosso objetivo maior é aproximar a PM da sociedade civil, por isso trazemos esses jovens para dentro do quartel e trabalhamos com eles a cidadania. Queremos contribuir com a formação dessas crianças, por isso nos empenhamos tanto na parte social da Polícia Militar”, destacou o Comandante.

A aula inaugural contou com a participação do Comandante-Geral da PMTO, o Coronel QOPM Márcio Antônio Barbosa, do Chefe do Estado Maior, Coronel QOPM Cláudio Thomaz coelho de Souza, da Promotora titular da  da 13ª promotoria de justiça da capital Maria Natal de Carvalho Wanderley, do Juiz titular da 4ª vara criminal e execuções penais da comarca de Palmas e presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins DR. Allan Martins Ferreira, da Secretária Extraordinária de Participações Sociais do Estado do Tocantins e Primeira-Dama do Estado Karynne Sotero Campos, da Deputada Estadual do Tocantins Vandelúcia Monteiro de Castro Reis, do Inspetor José Rênison Oliveira da Silva, coordenador do programa sociocultural de segurança preventiva e demais autoridades.

Conheça o projeto do Coral Infantojuvenil da PMTO:

O canto coral é uma modalidade artística e cultural que traz benefícios para saúde e bem estar biopsicossocial aos seus participantes; é um projeto social que visa promover integração social, fortalecer vínculos comunitários, contribuir para a formação cidadã de crianças e adolescentes e consequentemente cooperar para a redução da criminalidade. além disso, oportunizará às crianças e adolescentes o culto a valores como cidadania, convivência, espírito de equipe e senso de responsabilidade.
o curso será desenvolvido na modalidade presencial com disciplinas teóricas e práticas, com carga horária total de 80 horas/aula, distribuídas em 05 disciplinas ao longo de três meses: teoria musical, percepção musical, práticas de técnicas vocais, formação de repertório e ordem unida.  as aulas e ensaios ocorrerão nas dependências do corpo musical da PMTO, às terças e quintas-feiras no período vespertino.

Revisão Textual: TC Gleidison

Autoridades e alunos do Coral. – Ademir dos Anjos 

Autoridades receberam diploma de reconhecimento pelos seus esforços prestados à sociedade. – Ademir dos Anjos 

A Secretária Extraordinária de Participações Sociais do Estado do Tocantins Karynne Sotero Campos compareceu ao evento. – Ademir dos Anjos

A solenidade contou com várias autoridades, alunos e pais. – Ademir dos anjos. file_download

A 2º Ten. QON Welliane Monteiro Dourado será a coordenadora do projeto. – Ademir dos Anjos

Alunos do Coral. – Ademir dos anjos.