Alunos da escola municipal Maria Verônica Alves de Sousa formaram-se no Programa Educacional de Resistência às Drogas -PROERD, na manhã desta segunda-feira (28). Promovida pela Polícia Militar, a formatura aconteceu no auditório da Escola de Tempo Integral Anísio Spínola Teixeira, no bairro Berthaville, região Sul de Palmas.

Cerca de 340 alunos, que participaram do Proerd durante o segundo semestre do ano letivo de 2022, finalmente formaram-se na manhã desta segunda-feira, em uma cerimônia cheia de alegria e muita brincadeira, com a presença do Leão Daren, que é a mascote oficial do programa, além de diversas apresentações artísticas de outras escolas da região sul.

O Chefe do Estado Maior da PMTO, Coronel Claudio Thomaz Coelho de Sousa, que esteve presente na solenidade, destacou a importância do programa no fortalecimento da nação. “Nós temos a responsabilidade de junto com os pais, proporcionar essa educação às nossas crianças, e ficamos felizes de termos um programa que além de instruir no combate às drogas, ajuda a formar nossos futuros cidadãos tocantinenses.” Finalizou.

Como de costume, ao final do semestre letivo, o programa seleciona as melhores redações produzidas pelos alunos, no decorrer das lições do Proerd, neste semestre a aluna vencedora foi Kailey dos Santos Moura, da turma 52, da escola municipal Maria Verônica Alves de Sousa, que falou sobre seus aprendizados no programa e como prêmio, ganhou uma bicicleta.

Proerd

O Proerd, Programa Educacional de Resistência às Drogas, teve sua origem nos Estados Unidos, no ano de 1983, inicialmente com o nome DARE “Drug Abuse Resistence Education” (Educação de resistência ao abuso de drogas).

Em 1992 foi traduzido e adaptado à realidade brasileira, iniciando pelo Rio de Janeiro, hoje ele é desenvolvido em todos os estados brasileiros e em 58 países, alcançando os 5 continentes. No Tocantins foi implantado em 2002 como iniciativa da prevenção às drogas e ações que geram violência.

O Proerd representa a união dos esforços entre Polícia Militar, entidades educacionais, família e comunidade através do programa educacional, desenvolvido nas salas de aulas, ministrado por policiais militares aptos por meio de capacitação específica na área de educação e combate às drogas no público infantil.

Tags