Polícia Militar/Governo do Tocantins

A Polícia Militar, por meio do 6º Batalhão, em conjunto com instituições parceiras e o Núcleo Estadual de Polícia Comunitária da SSP-TO realizaram a reunião de eleição por aclamação do Conselho Comunitário de Segurança – CONSEG, noite de ontem, 27, às 19h no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, daquele distrito.

Os CONSEGS têm como objetivo propor melhorias para a qualidade da segurança pública das comunidades, sendo uma modalidade de associação comunitária que em conjunto com as forças de segurança buscará discutir ações e eleger prioridades para a que a área seja debatida com foco nas necessidades e anseios da comunidade.

A diretoria do CONSEG Taquaruçu é composta por membros da comunidade, policiais militares e civis, os quais foram efetivados e tomarão posse em agosto, após o curso de Agentes Comunitários de Segurança. Fazem parte da diretoria eleita os seguintes membros:

Presidente: João Batista Taveira Silva
Vice-Presidente: Edima Silva Martins
1º Secretário: Wandre de Alencar Lima
2º Secretário: José Ribamar do Nascimento
1º Tesoureiro: Ricardo Costta
2º Tesoureiro: Rildo Virajone ParriãoO chefe do Núcleo de Polícia Comunitária, no Estado, Major Thiago Monteiro, discorreu a respeito das normas de implantação de um CONSEG e de como se dá sua estruturação, mencionando suas principais ações e metas.  O Tenente Coronel De Souza, Comandante do 6° Batalhão, presente à reunião, ainda acrescentou: “o Conselho de Segurança é uma importante ferramenta na busca de soluções na seara da Segurança Pública, com atuação voltada aos mais variados segmentos e conta com o envolvimento de todos”.

Mais informações e orientações sobre os CONSEGS podem ser obtidas por meio do telefone 3218-1836, junto ao Núcleo Estadual de Polícia Comunitária.

O Tenente-coronel De Souza,  comandante do 6° Batalhão, que estava presente à reunião, ainda acrescentou: “o Conselho de Segurança, em outros municípios, é  uma realidade que já deu certo, e aqui faremos o mesmo, com o envolvimento de todos”.