Juliana Matos

O Projeto Pé de Sombra já garantiu mais de 1.800 mudas ganhando força e crescendo nas áreas externas de 34 escolas e centros de educação infantil municipais, depois do plantio realizado no último período chuvoso.

Com o retorno das chuvas, a Fundação de Meio Ambiente (FMA) já iniciou o levantamento de quais outras unidades que podem também ser beneficiadas com a arborização externa aos muros da escola. O levantamento já foi concluído na região Norte da cidade e está em andamento na região Sul da Capital.

Segundo o diretor de Gestão Ambiental, Marcelo Grison, a proposta é permitir, a longo prazo, que essas mudas se desenvolvam e proporcionem ao entorno dessas escolas e unidades infantis áreas com sombreamento agradável.

“O projeto trabalha com mudas que, quando crescem, proporcionam copas que contribuem para a melhoria do microclima local diminuindo a incidência solar direta no calçamento. Elas conseguem diminuir, em média, cerca de 5°C a temperatura na área sombreada”, explica Grison. Já foram beneficiadas pelo projeto unidades escolares de toda cidade, desde o Plano Diretor até Buritirana e Taquaruçu.

Levantamento

Depois de realizado o levantamento de entorno, será feito o levantamento de campo para verificar em cada unidade analisada áreas livres e parte estrutural, como dimensão de calçamento, fiação e drenagem, por exemplo, para evitar conflitos no crescimento das áreas.

São utilizadas no projeto, mudas de áreas frondosas ou frutíferas de pequeno, médio e grande porte, definidas conforme análise do espaço disponível no entorno das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) atendidos.

(Edição e postagem: Lorena Karlla)