Andressa Santos/Governo do Tocantins

A patrulha Maria da Penha está completando dois anos de criação no Estado do Tocantins no próximo dia 18 de dezembro e em comemoração ao aniversário, irá lançar no dia 17 à 19, a campanha “Exercite essa ideia” Em combate a violência contra a mulher. A ideia da campanha é conscientizar  as pessoas e trabalhar o combate à violência doméstica atrelada à prática de esportes.

O desafio:

Para participar do desafio, basta adquirir uma camiseta oficial da patrulha na lojinha virtual, através do site https:/detudo.app/camisetas-pmpto, até o dia 9/12, fazer uma atividade física, utilizando a camiseta entre os dias 17 à 19 de dezembro e tirar uma foto marcando os perfis oficiais da Polícia Militar e Patrulha Maria da penha (@PMTO_Oficial e @PMP_PMTO) utilizando as hashtags #diganaoaviolenciacontramulher, #exerciteessaideia e #desafiopmp.

Para a comandante da Patrulha Maria da Penha no Tocantins, capitão Flávia Roberta Pereira de Oliveira, a participação da comunidade é de suma importância nesta campanha, “A ideia é conscientizar as pessoas sobre a violência doméstica que é uma realidade que precisa ser trabalhada na sociedade, além de divulgar o trabalho realizado pela Patrulha Maria da Penha que é uma ferramenta importante e parceira da mulher no combate à violência doméstica”, alertou.

No próximo dia 5 de dezembro, haverá uma live no instagram da Patrulha abordará o tema violência doméstica no Tocantins e a forma como é realizado o trabalho da PMP.

A Patrulha Maria da Penha

A Patrulha Maria da Penha foi criada no estado do Tocantins, no dia 18 de dezembro de 2018 com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre Polícia Militar do Tocantins, Tribunal de Justiça, Secretaria de Segurança Pública, Ministério Público e Defensoria Pública. Porém, a PM já estava planejando sua implementação desde junho de 2018, após ser apresentado o projeto pelo comando do 6° BPM em um Seminário de Boas práticas no âmbito interno.

A Patrulha começou a atuar operacionalmente dia 19 de fevereiro de 2019 e já realizou cerca de 460 visitas preventivas.  No dia 29 de outubro de 2019 o comando da PMTO assinou a instrução normativa da PMP definindo as diretrizes da nova modalidade de policiamento no âmbito da instituição.

A finalidade da Patrulha é proteger a mulher em situação de violência doméstica e familiar. As equipes da PMP acompanham as vítimas para que a medida protetiva de urgência seja obedecida.