A Polícia Militar do Tocantins participou, entre os dias 23 e 25, na cidade de Salvador, no estado da Bahia, do I Encontro Nacional de Rondas, Patrulhas e Guardiãs Maria da Penha, onde foi representada pela Capitã Flavia Roberta Pereira de Oliveira, comandante da Patrulha Maria da Penha, no Tocantins.

O evento se deu por iniciativa da PM da Bahia, em parceria com o Instituto Avon, tendo como apoiador estratégico o Ministério da Justiça e Segurança Pública, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP, tendo como objetivo principal discutir as ações de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, estabelecendo padronização nacional de atuação.
Participaram do encontro representantes da PM de 16 estados brasileiros: Alagoas, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins; como, também, guardas civis metropolitanas, que atuam como Guardiãs Maria da Penha.

O evento proporcionou a discussão sobre atendimentos de ocorrências e análise de protocolos em utilização nas diversas Patrulhas no Brasil, e foram realizadas exposições de boas práticas que essas Instituições realizam, no desempenho de suas ações, junto à comunidade, e especificamente, às mulheres. Para as apresentações, um dos projetos escolhidos foi o do Tocantins, o projeto “Nós por Elas”, apresentado pela capitão Roberta, sendo uma boa prática desenvolvida, no estado, pela Patrulha Maria da Penha da PMTO, em parceria com a rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar do Tocantins.

De acordo com o Ten Cel De Souza, Comandante do 6BPM “a participação em eventos nacionais possibilita a troca de experiências entre as Polícias Militares e resultam em ganhos para a solução de desafios locais na seara da segurança pública. A Patrulha Maria da Penha tem se tornado referência em modalidade de patrulhamento ostensivo na defesa dos direitos da mulher”.