O aterro sanitário de Pedro Afonso, região norte do estado, cresceu ao longo dos anos. O espaço para tanta sujeira está ficando pequeno. Os dejetos avançam pela TO 010, e o local fica perto de um setor da cidade.

O depósito a céu aberto fica a cerca de 6 km do centro da cidade, e próximo dois setores da cidade, Portelinha e Canavieiras, e moradores reclamam do descaso da prefeitura e da empresa coletora do serviço.

Em vídeo publicado nas redes sociais um morador, reclama de moradores que jogam o lixo nas margens da rodovia, e as críticas também foram para a atual gestão e a câmara de vereadores de Pedro Afonso, já que segundo ele não está fazendo seu papel de fiscalizar.

Assista:

 

 

Outras fotos também foram parar nos grupos de WhatsApp do município, e nelas a própria empresa de coleta, joga o lixo nas margens da rodovia.

Fotos enviadas por moradores ao Pauta Noticias mostram sacos de lixos, baldes, pneus velhos, ossada de animais e garrafas plásticas.
Um morador, que preferiu não ser identificado, disse que há inclusive lixo hospitalar jogado no local. “O descaso é tanto que até o carro da limpeza de fossas despeja os dejetos no local”, disse. O lixão fica na entrada da cidade que dá acesso a maior empresa da cidade a Bunge Alimentos.

Para piorar a situação, até animais doentes são abandonados para morrer no lixão. Moscas de toda espécie, principalmente, grandes varejeiras, ficam transportando sabe-se lá que tipo de bactérias, fungos e micróbios”, citou.

O prazo para erradicação dos lixões e implantação de aterros sanitários se encerrou em 2019 para as 5.570 cidades do Brasil conforme estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

As prefeituras que descumprem a lei federal 12.305 podem ser penalizadas com sanções administrativas e aplicações de multas, que variam de R$ 5 mil a R$ 50 milhões.

O Pauta Notícias entrou em contato com a Prefeitura de Pedro Afonso que emitiu uma nota:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura de Pedro Afonso, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Comércio, Industria, Serviços e Turismo vem, através deste, comunicar que está apurando as irregularidades no descarte do lixo no município, apresentado nas imagens divulgadas nas redes sociais nesta segunda-feira, 03 de maio, onde o caminhão coletor da empresa Barraria, empresa terceirizada e prestadora de serviços de coleta de lixo no município, descarrega lixo em local totalmente indevido.

Desde que foi informada das irregularidades a equipe da gestão municipal notificou a empresa sobre o descarte irregular e, neste momento, apura os responsáveis pela ação.

Ainda na tarde desta segunda, servidores da Secretaria de Meio Ambiente, Comércio, Industria, Serviços e Turismo estiveram no local e realizaram os serviços de limpeza da área, que já se encontra em situação normalizada.

A Prefeitura de Pedro Afonso ressalta que não permite tal ato irregular e que vem trabalhando para efetivar o aterro sanitário do município, que está em fase final de licenciamento, garantindo assim a destinação correta do lixo produzido no município.