O Governo do Tocantins, representado pelo governador Wanderlei Barbosa e pelas secretarias de Estado da Mulher (Secmulher); dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot); e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), participará da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2023 (COP-28), que será realizada em Dubai, de 30 de novembro a 12 de dezembro de 2023. A equipe do Governo estará no encontro reforçando o compromisso da gestão na promoção dos direitos e perspectivas das mulheres, o respeito aos povos originários e a suas tradições, e o comprometimento com a sustentabilidade ambiental.

O governador Wanderlei Barbosa ressalta que esta é uma oportunidade única de se debater o assunto de interesse coletivo como é a questão das mudanças climáticas e suas consequências para a população mundial. “Nossa gestão se preocupa com a preservação ambiental e temos trabalhado para isto. Com a criação da Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais, buscamos dar voz a estes grupos que sofrem as consequências mais severas com as mudanças que vêm acontecendo e é com este entendimento que estamos organizando essa comitiva para participar da COP-28”, reforça Wanderlei Barbosa.

Secmulher

A participação da secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa, destaca o compromisso da pasta com questões ambientais e sociais, além da importância de abordar de maneira abrangente e inclusiva os desafios ambientais, considerando as diferentes realidades e as necessidades das mulheres. “Reconhecemos que as mulheres frequentemente enfrentam impactos desproporcionais dessas mudanças e estamos comprometidos em garantir que as políticas climáticas sejam inclusivas e sensíveis ao gênero. Nossa presença na Conferência da ONU [Organização das Nações Unidas] é um passo essencial para construir um futuro sustentável e equitativo para todos”, destaca a secretária Berenice Barbosa.

Sepot

O compromisso do Governo do Tocantins em preservar as culturas e as tradições dos povos indígenas e quilombolas se concretizou com a criação da Sepot e a oportunidade de levar representantes dessas comunidades para um debate internacional sobre as mudanças climáticas, reforçando este pacto. A secretária Narubia Werreria estará presente na COP-28. “É o potencial conservacionista dos povos tradicionais e originários do nosso Estado que a Sepot está indo apresentar na COP. Temos sentido os impactos das alterações climáticas em nossos territórios e o Tocantins está alinhado com o governo federal para enfrentar essa questão. Por isso, vamos apresentar a realidade dos nossos povos e buscar investimento para conservar e expandir as fronteiras de preservação”, enfatiza a secretária.

Semarh

À frente da pasta que trata diretamente sobre a preservação ambiental e recursos hídricos em solos tocantinenses, o secretário Marcello Lelis destacou a relevância da COP-28 e citou a importância do Governo do Tocantins se fazer presente no evento. “Será um marco para o Estado já que agora estamos levando o nosso projeto Jurisdicional de REDD+ devidamente assinado pelos parceiros, tendo iniciado sua implementação com a construção das salvaguardas. Se nos outros anos nós levamos planejamento, agora estamos levando algo concreto”, enfatiza Marcello Lelis.

A pasta também contará no evento com a superintendente de Gestão de Políticas Públicas Ambientais, Marli Santos; a diretora de Educação Ambiental para Sustentabilidade, Erliette Gadotti; e a assessora de Apoio à Gestão de Políticas Públicas Ambientais, Denise Martins. A participação da Semarh na COP-28 compõe intensa agenda composta por mais de dez reuniões e apresentações durante os dias do evento.

Entre os destaques, estão os encontros estratégicos com stakeholders internacionais e estados amazônicos voltados para o desenvolvimento de baixas emissões, financiamento climático e o lançamento do Programa Regional para Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimada da Amazônia Legal, organizado pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal. Além disso, o Governo do Tocantins, por meio da Semarh, assina compromisso de zerar emissões de gases de efeito estufa até 2050 com a Coalizão Under2, na assembleia geral dos membros, no dia 3 de dezembro.

Esta é a primeira Conferência das Partes desde a assinatura do acordo técnico comercial com a Mercuria Energy Trading S/A, em junho deste ano, pelo governador Wanderlei Barbosa, que representa a entrada histórica do Tocantins no mercado voluntário internacional de carbono florestal jurisdicional, sendo o primeiro Estado subnacional a realizar o feito e terceiro programa jurisdicional de REDD+ (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação) do mundo (Guiana e Costa Rica foram os primeiros).

Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Marcello Lelis, destaca a importância da presença do Tocantins na COP-28, apresentando o projeto Jurisdicional de REDD+ – Aldemar Ribeiro/Governo do Tocantins

Presença das secretárias de Estado da Mulher (Secmulher), Berenice Barbosa; e dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot), Narubia Werreria, na COP-28, destaca o empenho do Governo do Tocantins em promover a inclusão e o empoderamento das mulheres – Josy Karla/Governo do Tocantins

Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2023 (COP-28) será realizada em Dubai, de 30 de novembro a 12 de dezembro de 2023 – Divulgação