Os estudantes que integraram o programa Jovem Trabalhador, do Governo do Tocantins, por meio da parceria entre a Secretaria da Educação (Seduc) e a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), serão agora lotados nas unidades escolares do Estado e superintendências regionais de Educação (SREs).

Com idade entre 16 e 21 anos, os estudantes contribuem com o atendimento ao público, auxílio na organização de documentos, além de participar de curso, uma vez por semana, entre outras atividades designadas conforme necessidade. Dessa forma, o Estado promove a qualificação profissional de adolescentes e jovens para o primeiro emprego formal remunerado, garantindo o direito à educação e ao trabalho, em conformidade com a Consolidação das Leis Trabalhistas, o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei da Aprendizagem (Lei nº 10.097/2000).

As 13 superintendências regionais de Educação receberão os jovens trabalhadores, de maneira gradativa. A Superintendência de Porto Nacional já acolheu 43 jovens; Araguaína 54; Miracema 24 e Tocantinópolis 34.

O público-alvo do programa engloba jovens em situação de risco social ou pessoal motivada por trabalho infantil, medida socioeducativa, acolhimento institucional e/ou deficiência. Serão consideradas as peculiaridades de cada região, bem como as individualidades do público, dessa forma, a prioridade na contratação inclui jovens indígenas, quilombolas, ribeirinhos e da zona rural.

O gerente de Apoio ao Protagonismo Juvenil, Júlio César da Rocha, comenta que as necessidades serão atendidas de forma equitativa. “Os jovens trabalhadores serão lotados tanto nas sedes das superintendências regionais de Educação como nas unidades escolares, conforme necessidade”, destaca.

O estudante Félix Emanuel trabalha no Colégio Militar do Estado do Tocantins Custódia da Silva Pedreira, de Porto Nacional, e fala sobre suas experiências e expectativas. “Ajudo na secretaria da escola com a organização de documentos escolares, como preenchimento de histórico. Está sendo uma experiência importante, que vai melhorar meu conhecimento e currículo”.

Programa Jovens Trabalhadores

É uma colaboração entre a Secretaria de Estado da Educação, a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração e a Secretaria de Trabalho e Assistência Social. Todos os estabelecimentos de ensino das redes estaduais receberão 3 mil jovens trabalhadores, que serão distribuídos de maneira equitativa. O processo de acolhimento desses jovens ocorrerá à medida que forem convocados, com orientações para suas jornadas educacionais e profissionais.

Recepção de jovens trabalhadores nas regionais de Educação – Seduc/Governo do Tocantins